Recomendando Kpop: Kim Donghan, UNB e UNI.T


A Copa está chegando ao fim. Depois de sermos eliminados, só nos resta a felicidade de saber que ninguém vai ser penta esse ano – nem hexa em 2022. Foi feio? Um pouco, mas depois de 7x1 e um golpe, não é ser eliminado nas quartas de final por 2x1 que vai destruir o ânimo do brasileiro, não é mesmo? Segue o bonde.

Como quem não quer nada, vou indicar músicas de kpop que ando ouvindo no momento. Tentei me manter atual e fora do óbvio, mas minha época de procurar os artistas mais obscuros da Coreia para me sentir um floquinho de neve especial ficou em 2008, então não sei se atingi meu objetivo.



KIM DONGHAN – SUNSET

Kim Donghan, ex-participante do Produce101 e ex-integrante do JBJ

Kim Donghan, fez seu debut solo com Sunset, faixa-título do mini-álbum D-DAY. Apesar do talento e potencial inegável do Donghan, achei a música esquecível à primeira ouvida. Alguns dias depois, resolvi assistir as performances e a segunda impressão foi bem diferente, já que, ao final da música, havia memorizado uns passos e conseguia balbuciar o refrão.

Sunset tem claríssima influência do trabalho solo do Taemin do SHINee, uma pitada de Michael Jackson e um quê de old school, sem parecer brega ou fora de época. E, assim como Taemin, Donghan não decepciona, provando que dá para ser bonito e talentoso (no shade intendend), principalmente ao levarmos em conta que esse é seu debut como artista solo.

Creio que ele será colocado em uma boyband futuramente (provavelmente com Daehyun, seu colega de companhia que ainda está no RAINZ, outro grupo temporário como Wanna One e JBJ), mas espero que não deixe sua carreira solo completamente de lado e que continue se descobrindo como artista, afinal, tivemos harness e renda logo no debut... 3.5/5

UNB – BLACK HEART

UNB, grupo masculino formado pelos 9 vencedores do The Unit, programa de sobrevivência com participantes que haviam debutado, mas não encontraram sucesso.

Ia colocar Feeling, música de debut do grupo, mas, antes de finalizar o post, lançaram Black Heart e foi amor à primeira ouvida. Faixa-título do mini-álbum de mesmo nome, Black Heart apresenta uma diversidade de sons que se tornou rara nesta era EDM do kpop – mais do que já era na época do infame autotune.

A canção é uma mistura de jazz, funk e synthpop que a deixa com um ar retrô sem sair completamente do que está em alta no momento – e, provavelmente, não vai envelhecer tão rápido quanto as demais coleguinhas de EDM. Além disso, não há rap jogado aleatoriamente, como é comum acontecer quando falamos de pop.

A música se sustenta sozinha, mas se torna ainda melhor com a performance. Para passar a ideia de um musical, o palco ganha quatro dançarinos que também são idols e uma coreografia bem trabalhada que, em vários momentos, condiz com a letra. O único defeito são as roupas e o MV, que serviriam para No More Dream do BTS ou Freeze do Block B, mas, fora isso, é mais um acerto do UNB. 4/5


UNI.T – NO MORE

UNI.T grupo feminino formado pelas 9 vencedoras do The Unit, programa de sobrevivência com participantes que haviam debutado, mas não encontraram sucesso.

No More, faixa-título do mini-álbum Line, foi produzida por Shinsadong Tiger e é uma mistura de reggae e pop, que lembra Why So Lonely do Wonder Girls e Don’t Be Shy do PRIMARY, mas sem perder a originalidade. É uma canção sensual que aproveita os vocais da maioria das integrantes, que é um dos pontos fortes do grupo.

Quando o grupo se formou, houve preocupação por não haver rappers entre as ganhadoras. Infelizmente, ainda é comum ouvir músicas pop (não apenas da Coreia) com raps mal feitos e desconexos que literalmente ninguém pediu, apenas pelo costume de tê-los ali. No More é um ótimo exemplo de que esse modelo não precisa ser seguido e, se não quiserem, não precisa nem ter rapper para ser um bom grupo.

Infelizmente, o MV teve um investimento bem menor que Feeling, música de debut do UNB cujo MV teve vários cenários, e a edição também não ajudou. Não há história e diversos cortes bruscos são feitos, impedindo que novos fãs se familiarizem com o rosto das cantoras. Por outro lado, as performances são maravilhosas e a coreografia combina com a letra. 4.5/5

♥♥♥

Tentando explicar meu distanciamento do blog, percebi que, por mais que eu me exponha com frequência na internet, ainda tem muitos assuntos que prefiro não compartilhar com o mundo. Me perdoem e não desistam de mim. ヽ( ̄д ̄;)ノ Dito isto, quero dizer que sinto muita falta daqui e que vou tentar postar com mais frequência.


♥ twitter ♥ instagram ♥ fanpage  bloglovin 
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos