Parece que não posto aqui há eras, mas nem faz tanto tempo assim, haha. Acho que escrever para o blog vicia... Será? Ah, fui indicada a algumas tags e estarei respondendo todas em breve. Não se preocupem, porque elas não serão esquecidas nem ignoradas!
Anyway, algum de vocês já desejou ser escritor alguma vez na vida? Coloco a profissão de escritor ao lado de outras como “ser astronauta”: sonho que já passou pela cabeça de muitas pessoas um dia.
 |
...o que a geração de hoje pensa quando diz que quer ser policial |
Eu também, há muitos anos, compartilhei desse desejo de perpetuar algo através de palavras em papel (ou na tela). Obviamente, isso começou com meu amor pelos livros e a ideia de escrever algo tão incrível quanto as histórias que lia povoava minha mente, criando os ditos sonhos e vontade de escrever.
Nunca fui apaixonada por escrever à mão, então meu computador tinha dois arquivos nos quais eu gastava mais tempo digitando e editando do que o apropriado: Minhas Músicas, com letras de aberturas e encerramentos de animes dublados; e Minha Vida, uma espécie de diário, mas sem alguns elementos comuns, como data e hora, e com senha, claro. Como podem ver, não era nada que realmente instigasse minha criatividade.
Em 2004, conheci Shaman King na Fox Kids e, como já sabem, houve um período esquecido na escuridão em que este foi meu anime favorito. Não durou muito, pois, no mesmo ano, conheci Fullmetal Alchemist e Yu Yu Hakusho¹ e estes até hoje são meus preferidos, mas o importante é que o mundo dos xamãs era tão interessante para mim na época que senti necessidade de escrever uma fanfic self-inserction.
É, meus amigos, uma história onde euzinha era uma das personagens. Para piorar, era crossover com Sailor Moon! O que não é tão estranho para o mundo de Shaman King, visto que qualquer personagem aparentemente fora de contexto pode usar a desculpa de ser um “espírito”. Não que eu esteja perdoada pelo crime da self-inserction.
Pouco depois, larguei essa fanfic e comecei outra – também self-inserction – com Yu Yu Hakusho... Eu devia ter parado de existir nesse momento. De qualquer forma, escrevi muito para essas duas fanfics, que já tinha decidido que nunca mostraria para ninguém (e nunca mostrei), e o resultado foram páginas e páginas de puro non-sense.
Também tentei escrever fanfics de Harry Potter, mas nunca ia para frente com essas. Mais tarde, comecei a ler mais fanfics e entrei no mundo do jrock com suas fanfics yaois – saí dos dois fandoms, para aqueles que estão se perguntando –, então comecei a escrever as minhas. Dessa vez, sem self-inserction.
Foi aí que percebi que eu amava escrever. Sem exageros ou floreios, eu amava tanto escrever que passava horas me dedicando àquela fanfic que, em termos, não acrescentava nada a minha vida... Mas ficava tão feliz quando a história fluía que não parava para pensar se ia ou não ganhar algo com isso.
Os anos se passaram, os fandoms mudaram e eu nunca terminei uma fanfic. Por ter muitos problemas pessoais (quem não tem, não é?), acabei me tornando inconstante... Passava eras sem escrever coisa alguma, daí, quando tentava recolocar a mão na massa, ficava frustrada porque já não fluía com naturalidade.
Nunca tive apoio da minha mãe nessa área (aliás, em quase área alguma além das esperadas, haha. Acho que, internamente, ela é de Exatas...) e, como ela constantemente dizia para eu parar de perder tempo com essas bobagens e me focar em algo sério, escrever fanfics e webnovelas silenciosamente se tornou algo proibido em minha casa.
Não que isso me impedisse, mas como sempre empacava em algum momento, acabei escrevendo cada dia menos... Ainda acreditava que era passável, mas, quando minhas habilidades de pseudo-escritora eram postas a prova, não me saía tão bem, então até o pequeno fio de esperança que eu tinha foi cortado.
Dessa forma, agi como normalmente ajo diante de um desafio: desisti. Yep. Não tinha mais inspiração, não sentia minha escrita fluir naturalmente, não tinha ideias novas, não tinha apoio... Continuar para que mesmo? Era só um hobby e eu nunca tinha pensado “vou escrever um livro” de fato.
Segui a vida e escrevia vez ou outra fanfics slash de kpop, mas só as mostrava para pessoas específicas, ainda achando que soava meio “quebrado” e sem qualidade o suficiente para postar online (nossa), e quando me afastei desse fandom, deixei várias fanfics pela metade e, eventually, parei totalmente de produzir, mas não me importei muito... Até a metade do ano passado.
Não lembro exatamente o que aconteceu, mas, provavelmente, tentei escrever algo e não saiu tão bom quanto imaginei ou tive uma ideia decente e não consegui nem formar um parágrafo, mas me peguei ficando bem chateada com o estado da minha escrita e o fato de ela ter sido destruída por circunstâncias bobas.
Sei que a Sadako adolescente/jovem adulta fazia enormes pausas porque não conseguia lidar com tanta coisa acontecendo e continuar escrevendo, mas ela deveria ter continuado produzindo qualquer coisa, ainda que desistisse das fanfics. Dessa forma, não teria perdido totalmente a intimidade com as palavras.
Em vez disso, escolhi (de volta para a 1ª pessoa, porque sou dessas) lamentar o tempo perdido o final do ano passado inteiro, chegando a chorar e não conseguir sequer escrever uma drabble a partir de um writing prompt. Fundo do poço, não é mesmo?
No entanto, resolvi fazer diferente dessa vez: decidi voltar a escrever, independente de tempo, opiniões alheias, problemas ou qualquer outra coisa. Não importava o tipo de texto... Eu só queria reaprender a escrever.
É claro que seguir este caminho também foi (está sendo) um parto, então vou fazer uma breve pausa para o café agora.
Nos vemos na segunda parte! ヾ(●ω●)ノ
¹Já havia assistido na Rede Manchete, mas não lembrava de quase nada. Apenas da Botan.
Jeh-chan · 529 semanas atrás
Jeh-chan
Sadakinho 76p · 528 semanas atrás
Verdade... Talvez não todas, mas a maioria (quase todas, haha). Gente, já perdi tantas coisas com PC pifado </3 esses arquivos/histórias que mencionei aqui... Todos foram perdidos dessa forma (se bem que, em relação a alguns, acho que devo agradecer por terem sumido lol).
Que triste perder sua história duas vezes... kgjdfdkfjgk isso machuca </3 kk
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Algumas palavrinhas sobre Ai Tenchi Muyo!
Hinata-chan · 529 semanas atrás
Enfim, sobre a fic's self-inserction....Não se preocupe, pois todos nós temos um passado obscuro, aliás, quer passado mais obscuro do que o do meu primo que com seus 10-13 anos brincava de Barbie comigo e com minha prima (sendo que ele era um ursinho carinhoso na história!). Ou o meu, quando eu tentei fugir de casa, mas desisti da história por medo de um cortador de gramas!? '-'
Bem, pelo visto você passou por muita coisa e realmente quando temos algum problema acabamos desanimado em muitas coisas e largando elas, porém acredito que se você aproveitou e curtiu o tempo em que escrevia suas fic's, tanto que está fazendo um post contando sobre esse seu amor pela escrita, significa que é algo realmente precioso para você, mesmo que alguns achem perda de tempo, pode ter certeza que se é algo que você valoriza então é algo que realmente vale a pena ^^
Eu nunca fui muito chegada em escrever, modéstia parte eu tenho ótimas ideias para fic's, mas sou um tantinho preguiçosa então nunca escrevi uma fic e.e''''
Enfim, espero que consiga retomar suas fic's como antigamente, estarei aguardando um final feliz para essa história ^^ (espero que seu reaprendizado tenha ótimos resultados).
Kiss
Sadakinho 76p · 528 semanas atrás
USDHAIUDHASIUDAHISUDSHS morta com esses ~passados negros~
Realmente, escrever fanfic era algo que eu amava. Hoje em dia, não penso mais em escrever fanfics. Também tenho ideias, mas eu acharia mais interessante dividi-las com alguém com quem eu tivesse muita, muita, muita intimidade e amasse muito, muito, muito a escrita pra essa pessoa escrever e eu editasse dando meus pitacos <3 kjshskfjhdsjkd
Eu só quero mesmo poder praticar escrita criativa de novo e me expressar com palavrinhas <3
Obrigada por estar na torcida, Hina-chan <3
My recent post Algumas palavrinhas sobre Ai Tenchi Muyo!
Tia Nyu · 529 semanas atrás
Enfim, sobre as suas antigas fanfics self-inserction... Todos nós que escrevemos fanfics tivemos um passado obscuro, então não é crime algum -q Eu lembro claramente de quando eu comecei a escrever, eu fazia umas coisas simplesmente... Horríveis (┛◉Д◉)┛彡┻━┻ Mesmo assim, eu nunca parei de pensar em escrever (porque eu sempre amei as letras, as palavras e como elas são incríveis) e mesmo que eu faça pausas gigantes por conta da minha preguiça, de tempos em tempos eu desando a escrever e não paro mais. Acho que todos nós já pensamos alguma vez na vida em sermos escritores, porque é simplesmente fascinante. Eu estou tentando escrever o meu próprio livro por encorajamento de alguns amigos, mas o que me falta é tempo... Eu costumo demorar muito para escrever (um capítulo leva uma tarde inteira para ficar pronto -q).
Você estava no fandom de j-rock? Oh, céus! Eu estou neste fandom, já tentei escrever umas fanfics e outras envolvendo j-rockers, mas simplesmente não consigo. Eu acabei vendo que eu só levo jeito para histórias originais e larguei completamente a ideia de escrever fanfics e hoje em dia só leio umas e outras.
Enfim, acho que meu comentário ficou grande demais -q Peço desculpas novamente pelo acidente ocorrido quando eu moderei o seu comentário! m(_ _)m
My recent post Aviso: Uma pequena pausa!
Sadakinho 76p · 528 semanas atrás
Meu comentário sofreu uma morte horrível </3 Brimks, sei que isso acontece. Já deletei um comment sem querer também. Foi triste suhasdyuahs
Gente, olhar para meus trabalhos antigos (acho que o certo seria "lembrar", né? enfim) me causa náuseaaaaas. ksajhgkjdhfsdkjfhk
Sim, as palavras são mágicas e escrever é fascinante <3 é tão lindo como existem pessoas que conseguem fazer outras sentir qualquer tipo de emoção através das letrinhas *---*
Eu também demoro muito escrevendo. Provavelmente mais que você... Pois notei que meus posts nunca ficam prontos no mesmo dia. Sempre demoro, no mínimo, dois... E isso porque nem todos são gigantes. Posts mais cheios de feelings como esse demoram ainda mais lol acho que eu sou uma lesma do mundo literário~ *cries*
Sim, passei milênios no fandom de jrock... Minha banda favorita era the GazettE, mas daí eles começaram a lançar músicas que achei ruim e desanimei com o fandom todo :C
Já eu sempre falhei tentando escrever originais... Tá que eu nunca tentei muito, mas enfim. Acho que está na hora de tentar de novo!
Amo comentários grandes <3 e tudo bem! Meu comentário teve uma vida curta, mas feliz n kjdshskjfhsdk
Obrigada pela visita <3
My recent post Algumas palavrinhas sobre Ai Tenchi Muyo!
Natália Maria · 529 semanas atrás
Olha, respondendo a sua primeira pergunta. Acho que blog vicia sim. Quando se tem ideias e você vê a coisa dando certo (comentários e visualizações) aí a coisa é deixar rolar. Ando cheia de ideias na cabeça e gostaria de mais um mês de férias para colocá-las no blog, porque algumas já estão no papel. rsrsrsrs
Vou acompanhar a próxima parte. Gostei do que li.
Até a próxima!
My recent post Guia de Sobrevivência do Carnaval
Sadakinho 76p · 528 semanas atrás
Hahah, eu também sou péssima pra me concentrar... Acho que só me foco em algo quando escrevo ou fico editando post, essas coisas (e nem estou bem certa disso). Eu, quando ficava super viciada em algo, ficava querendo escrever fic adoidado... Tanto que só escrevi sobre coisas que realmente dominavam minha mente na época. lol
Hahaha. Hm... Saquei e_e Torcendo pra você conseguir por suas ideias no blog, que é um dos meus favoritos, por falar nisso.
Que bom que gostou~ <3
Obrigada por comentar <3
My recent post Liebster Award | Brincando de k-idol
ren · 529 semanas atrás
De certa forma, me identifiquei com você. Eu queria muito ser escritora quando era pequena. Lembro-me que na escolinha na minha turma as meninas sempre respondiam algo como "modelo", "atriz" e "cantora", e eu era a única que falava "eu quero escrever livros". Eu realmente me dediquei quando era pequena. Eu tinha uma pasta no computador do meu pai com um monte de histórias toscas saidas da minha cabeça xD ... não me lembro exatamente do conteudo, mas uma delas tinha um casal de gatos.
Eu meio que resolvi desisti do paranauê, quando eu comecei a estudar gramática e eu ficava me perguntando... "será que eu preciso saber o que é objeto direto para poder escrever um livro?", eu fui perguntar para minha professora e ela riu e disse que obviamente sim. Ainda me lembro até hoje no dia que eu li um crônica de um escritor (que eu nao me lembro qual é) que falava do uso de um texto dele em um livro didático, basicamente ele não seria capaz de responder nenhuma das perguntas feitas, principalmente as de gramatica e eu me senti meio muito enganada.
Mas, de qualquer forma, eu continuei escrevendo um pouco mesmo sem acreditar mais que eu poderia ser uma escritora. Eu também tive um passado negro com fanfics de Shaman King com self-inserction. De fanfics foi basicamente isso, fui fã de carteirinha de Shaman King por muito tempo. Fora isso, eu escrevia loucamente nas minhas aulas de redação. Era aquela coisa de a professora pedir 1 página e eu escrever 5. Mas, eu parei porque as aulas de redação ficaram "sérias" e só podia escrever dissertação. O que eu gostava mesmo era escrever histórias loucas com personagens aleatórios, então foi meio broxante terem me privado disso.... Assim, eu desisti completamente. As vezes, até tenho ideias, mas não consigo colocar as coisas no papel. É um tanto quanto frustrante.
Mas, enfim, espero que você tenha tido um final diferente do meu e esteja escrevendo várias fanfics :D
Até mais o/
Sadakinho 76p · 528 semanas atrás
Ai, você devia ser a criança mais fofa da escola u_u
SHADUAHSUS Sabe que até hoje eu sou meio paranoica com gramática/ortografia? Diversas vezes fico vendo se não cometi erros com o bendito objeto direto/indireto, etc., haha... Mas, de fato, muitos escritores não entendem bulhufas disso. kdjsfhskjhsf tadinha de você /pats
Sério que você TAMBÉM escrevia self-inserction com SK? Seu nick vem de lá, não é? TAO REN <3 Amava ele (amava todo mundo em SK, exceto a Jeanne).
Hahahaa, sofri muito com isso. Era sempre 30 LINHAS, mas nunca conseguia concluir a história nisso. Sempre tinha que encurtar e não gostava do resultado. Eu até gosto dessas dissertações ~da escola~, sabia? Queria poder escrever qualquer tipo de texto que quisesse/me pedissem (exceto sonetos, pq sonetos são do capeta).
Yay! Torça por mim *-* parei sjdgjskfs
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Liebster Award | Brincando de k-idol
Mie · 529 semanas atrás
Acho que vc escrevi muito bem seu texto, isso já reparo pela sua postagem.
Mas o problema é que na hora de escrever sua historinha a situação é um pouco diferente do que nos imaginávamos. Leia bastante aqueles historias que te deixa inspirar, ou sei lá passear em algum lugar bonito, escutar bastante música, algo que te faça imaginar muitas coisas. Talvez nos estamos com sem criatividade, porém o 2015 não começou muito bem...
Enfim, se sua mãe não apoia essa parte, aperta botão de fod@-se. Mesmo sendo a mãe não pode mandar no seu sonho, pois muitas problemas dos pais é não confiar nos seus filhos e não se tocam que isso acaba destruindo o sonho deles.
eu torcerei muito por vc, pois vc consegue! o/
Kiss!
My recent post Começo da aula + Ilustrações
Sadakinho 76p · 528 semanas atrás
Sim, escrever criativamente é bem diferente! Amei seus conselhos! Vou fazer o possível pra me manter inspirada *-*
Verdade... Eu não devia ter dando tanto crédito ao que minha mãe dizia nesse caso, haha, mas quem sabe eu não consigo ter mais de uma profissão no futuro? Psicóloga, pedagoga, escritora e mãe de família -n kdjdkjfskfs
Muito obrigada pelo seu comentário. Vou manter seus conselhos em mente, Mie-chan <3
My recent post Liebster Award | Brincando de k-idol