18
jan
2016

Resenha: Marianas – A Civilização dos Sonhos


O post de hoje está inundado de amor, nadando direto do meu bloguinho para o seu coração... GENTE, EU SOU A RAINHA DOS TROCADILHOS, DIZAÍ!!!

On a serious note, temos aqui a resenha de Marianas – A Civilização dos Sonhos, escrito por E. Chérri Filho, um autor brasileiro, e publicado pela Giostri Editora. Esse é o primeiro livro da Saga das Sereias e chegou até mim autografado como cortesia do próprio autor.

Negada ou escondida dos livros de História, a cidade dos ariatas fica submersa no mais profundo oceano, protegida das sujeiras oceânicas e animais indesejáveis, como se estivesse dentro de um invólucro transparente. Lá, o extraordinário amor entre um homem e uma sereia nasce e enfrenta grandes dificuldades em meio à disputa de poder no fundo dos mares. Jeremy e Licia operam um no outro grandes transformações de pensamentos e sentimentos em razão do que vivem. Inusitado, intenso e sincero.




Jeremy é um cientista apaixonado pelo mar. Desde sua infância, ele acredita na existência de seres humanoides subaquáticos, mas sempre era ridicularizado por isso. Já na vida adulta, conhece Franchi, que compartilha de suas crenças e financia a busca por sereias e civilizações perdidas em baixo d’água.

Chegando ao local que acreditava abrigar as criaturas de seus sonhos, a animação de Jeremy faz com que ele se descuide do equipamento para mergulho e coloque em risco sua própria vida. Felizmente, ele é avistado por Licia, uma sereia que se compadece e decide salvá-lo, levando-o para sua cidade, mesmo sendo contra as leis de seu povo permitir um humano entre eles.


Em primeiro lugar, gostaria de dizer que sou simplesmente apaixonada pela capa desse livro. Ela transmite todo o mistério que envolve sereias e outras criaturas submarinas fantásticas. Também gostei muito da fonte escolhida para “Marianas”!

Durante o início da leitura, tive a impressão de estar imersa em um conto de fadas. O amor quase instantâneo de Licia e Jeremy fez-me lembrar de A Pequena Sereia. A escrita do autor também contribui para isso, sendo bem leve e fluida, sem muitos termos desconhecidos e/ou criados apenas para a história.


No entanto, engana-se quem acredita que Marianas é apenas romance envolvendo espécies diferentes. O amor dos ariatas azuis, a raça de Licia, não é limitado e se estende a todas as criaturas vivas, a sua própria civilização e ao mar. Para ter uma ideia, um dos momentos mais lindos e tristes do livro é quando o amor e sofrimento de uma mãe sereia mexe com todas as fêmeas de uma raça.

Um povo conhecido como “ariatas vermelhos” também se faz presente. Seu líder, Zorguin, é mau e, por consequência, grande parte dos seus liderados também tem a moral corrompida, tendo violência e mentira como algo corriqueiro em suas vidas.


Com duas raças tão diferentes, surgem guerras e disputas, levando o leitor a refletir sobre como uma obsessão disfarçada de amor e a sede de poder podem levar alguém a cometer as maiores atrocidades.

O livro é bem rápido e fácil de ler – dois dias são o suficiente para devorar esta obra –, e a escrita do autor faz parecer que o leitor está envolvido em uma conversa e até se perguntar se sereias existem mesmo. Confesso que passei dias pesquisando sobre mistérios do fundo do mar (e dos rios) após ler.


Os personagens têm personalidades definidas desde o princípio e não há grandes mudanças, exceto Zorguin, que sempre me impressionava. Em vários momentos, não sabia dizer se ele era mau ou bom, não compreendido ou totalmente corrompido, corajoso ou covarde. Sem dúvida, um dos melhores personagens e gostaria de ter lido mais sobre ele.

De negativo, tenho a comentar sobre Licia, cujos elogios não me pareciam merecidos. Os anciãos não cansavam de repetir como ela era uma boa líder, mas suas atitudes eram extremamente imprudentes. Mais de uma vez, ela se colocou em perigo desnecessário e acabou colocando seu povo na mesma situação.


Tive implicância com o uso do termo “cores femininas”, que também vi no primeiro volume de Elfos (leia a resenha), pois, desde que me lembro, acho absurdo dizer que tal cor é “de mulher” ou “de homem”... Nada que atrapalhasse a leitura. Só precisava tirar isso do meu peito mesmo, haha.

A conclusão me assustou um pouco. Não dá para dizer que foi totalmente imprevisível, mas ainda assim fiquei “ué...? COMO ASSIM?”. Todavia, é satisfatória e deixou um pequeno gancho para a continuação da saga.


Para finalizar, indico a todos que procuram um livro de fantasia e romance leve para ler, mas não recomendo a quem tem muita imaginação. Você pode passar horas procurando imagens de sereias, lendo sobre esculturas novas e antigas dessas criaturas, ouvindo playlists baseadas nelas e assistindo documentários sobre sons estranhos ouvidos no fundo do mar.

Efeitos colaterais comprovados por euzinha.


Caso tenha se interessado pelo mundo de Marianas, não esqueça de curtir a fanpage, compartilhar este post no facebook e adicioná-lo em suas estantes no Skoob e GoodReads. O livro pode ser adquirido através da SaraivaLivraria Cultura ou pelo site de E. Chérri Filho (melhor preço! VEM, GENTE!).

TRIGGER WARNING: Tentativa de estupro.

♥ curta a fanpage  siga no bloglovin ♥ twitter ♥ instagram 

Comentários (21)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Waaaaaaaa que amoooooorrr eu amo tudo que têm relação com o mar ><
Também estou escrevendo um livro com essa temática <3
Lindo o seu blogger *-*
diariodelolivlet.blogspot.com.br
My recent post Dica de Biquíni
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Olá!
Awwwn~ Eu só não amo mais porque não sei nadar ;~;
SÉRIO? Que legaaaal~
Que bom que gostou do bloguinho, haha.
Obrigada pela visita <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Vc é uma artista , sabia??? obrigadoooooo
My recent post Click one of the post titles above to include it at the end of your comment
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
NÃO SABIA, HAHA
Eu que agradeço! E fico muito, muito feliz que tenha gostado <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Ahhh, eu não tinha reparado que eram caudas de sereia na capa (er). Consequentemente eu não sabia que se tratava destes seres lindos. Eu nunca li nada do tipo, tô querendo esse, só porque tem meu nome na capa, HSUAHSUAHSU. E leve o tempo que for, estarei aqui esperando por você, meu amor (parei). Beijos.
1 resposta · ativo 479 semanas atrás

COMO ASSIM NÃO TINHA REPARADO KKK Tô querendo ler Sereia e tem um livro (grátis) no wattpad que já comecei a ler e também é muito bom!
FHSUHFDSIHSDUS Até rolou e imprevisto e estarei aqui novamente. Pensei que ia ficar parcialmente desocupada por mais tempo, daí ia focar nas coisas que falei, porém tô fazendo um treinamento e não sobra muito tempo. Logo, não posso ~focar~. Tenho que dar meus pulos. MAS OLHA EU AQUI LINDINHA RESPONDENDO COMENTÁRIO PRA N DEIXAR ACUMULAR S2222
ENFIM
#TEXTÃO
Obrigada pelo comentário, frô <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Adorei a resenha e a temática, e vou botar na minha estante do skoob porque quero ler esse negócio uwu Acho que assim como você posso me incomodar com coisas tipo "cores femininas" (eu tive uma crise que me fez abadonar a leitura de Ouran, porque QUE MERDA DEIXA A MENINA SE VESTIR COMO QUISER, mas faz parte) e vou me atentar à construção da protagonista (enquanto líder que não merece tantos elogios assim, hahah).
Beijos Saddy :* espero que de tudo certo aí com a sua colação e os seus planos todos!
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Que bom que gostou, Shana! UIHDFIUFHSDUFHDFIDS Aaaaai, me dá NEUVOUSOOOORRRRR ler essas coisas. Aguardando o belo dia em que isso não acontecerá anymoar. IUHDUIFDHSID
A líder é meio bobinha, idk. UIHFUFSD ENFIM
Tbm espero que dê tudo certo, haha. Obrigada, Shana linda <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Sinto muito eu sou apaixonada por sereia e tudo que envolves elas, tenho até um blog que se chamava Jardim da serei que virou pra teste mas pretendo ressuscitar ele nesse ano e volta escrever sobre mitologias... Cores femininas, eu não sei o que imaginar nessa colocação pra mim cor não tem sexo, e seu eu for pensar nas cores que eu gosto ihhhh. Parece que o escritor teve bastante influencia de livros de Rpgs la descreve varias raças de serias, as quais ja li todas hehe. me interessei e se ver compro. alem do mais fantasias e criaturas e deuses lendas são uns do meus assustos favoritos de leituras. :)
My recent post Osamatsu san, e Kuroko no Basket Peça de teatro
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Olá!
Hahah, eu descobri um amor adormecido por sereias em mim, apesar de ter me interessado por elas um tempo atrás... Nunca tinha chegado a pesquisar tanto. idjfidjfisd Jardim da Sereia! Que nome mais lindo <3 Sim, cores não têm sexo! Isso é coisa que a sociedade inventou zzz
Não entendo muito de RPG, mas o pouco que entende bate com o que você disse UIHDFUFHSUDHF Tem também um livro chamado SEREIA que foi lançado no Brasil há uns anos. O nome original é SIREN (sirens não são sereias, mas acho que a editora não conseguiu pensar em algo melhor lol). Parece ser bem legal :D
Também gosto bastante desses assuntos! Espero que volte com seu outro blog, flor.
Obrigada pelo comentário!
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Que livro mais legal, amei a capa *O*

Volte logo com os posts =^.~=
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
É linda, né?
Pode deixar que já voltei, haha.
Obrigada pela visita <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Oii, tudo bem? A capa é realmente bonita :3 o tema da história apesar de ser um tanto comum me deixou com vontade de ler. Também quero ler por ser de um autor brasileiro, devemos dar uma chance aos nossos "irmãos de terra". Outro série de livros que quero ler também é "Dragões de Éter" por ser de autoria brasileira e dizem ser bom 。◕‿◕。

Um beijo ♥
My recent post Shigatsu wa Kimi no Uso
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Oiiii~
Linda sim hahaha Nossa, acompanhei Dragões de Éter antes de ter essa fama toda, quando o autor ainda divulgava pela internet e mandava capítulos gratuitamente pra quem quisesse, hahah. Um dia eu compro! Também tenho que valorizar mais o trabalho brazuca~
Obrigada por comentar <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Você me enganou direitinho. Vi a sua divulgação em uma das comunidades do G+ e pensei que era um post sobre algum anime. rsrs
Parece interessante o livro mas, pelo vídeo chamada e o que você mesma falou parece uma cópia da história de A Pequena Sereia.
Se der visita o meu blog e se possível segue também. http://animeseriesforall.blogspot.com.br/
My recent post Whisper of the Heart
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
UHSIUFHSDUHIUSHDFIHSID Sempre uso artes assim porque outras destoam do layout, idk.
Não é uma cópia. A única coisa semelhante é o amor instantâneo entre eles, haha.
Tô indo visitar seu brógui~
Obrigada pela visita <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
gente eu amei a resenha, fiquei encantada com essa capa também, e curiosa para saber se jeremy e a sereia irão ficar juntos beijos http://www.blogdaxavier.com.br/
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Que bom que gostou! A capa é amor, né? IUFJDIFJSDIF DESCUBRA
Obrigada pela visita <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Yoo Saddy-senpai!!

Demorei para aparecer aqui, mas estou de volta xD D (acabei saindo para viajar com família e amigos...).
Gente, esse livro me conquistou imensamente! Não sei se foi sua resenha, não sei se foi as imagens de sereias. Eu simplesmente amo seres assim... "fantásticos", como fadas, elfos, sereias, etc. Recentemente eu li o livro Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Apocalipse. Que também é de um escritor brasileiro (carioca, para ser mais exata). Que fala sobre lutas épicas entre anjos e demônios desde a criação do Universo até o Apocalipse que acontecerá ainda em breve e tals com uma pitada belíssima de amizade e um romance de tirar o fôlego! Recomendo ler xD Acho que 1 semana dá de boas para terminá-lo.
Enfim, voltando ao foco....
Eu acho que se eu fosse um ser fantasioso, eu seria uma sereia OU fada. Sempre quis poder respirar embaixo d'água ou poder voar e tals... Acho simplesmente incrível. Eu com certeza foi infernizar meu papis para comprar xD (eu já tenho uma lista que está do meu tamanho de Livros rsrsrsrs - ok, também não sou tãããõ alta assim...).
Eu simplesmente amei sua resenha <3 Parabéns!
Chu~
--------------------
Ps.: Deixei uma TAG para você ^^: http://curiosidadesorientaisjapao.blogspot.com.br...
My recent post Verão no Japão 夏 [Part. 1] + TAG - As Promessas do Ano Novo
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Olá!
AEEEEEEE Sentimos sua falta, Naruminha s2
Também amo seres fantásticos! Acho que meus preferidos são elfos... Ou não. Depende da história UHIUSDHFISDUFUID
Conheço muita gente que é louca por essa saga, haha, mas eu mesma nunca li... Acho que tem grandes chances de eu não gostar muito, porque já li uns 70% da Bíblia e vou ficar "ISSO TÁ ERRAAAADO. NÃO FOI ASSIM" hahahah daí, né? Melhor deixar pra quando o livro surgir de graça em minhas mãos.
ENFIM, VOLTANDO AO FOCO TBM
Ah, eu iria querer ser uma elfa-feiticeira-guerreira, igual as da trilogia Elfos (mencionei no post). IA SER #T0P MANA kk
Respirar em baixo d'água UHFSIUHDSIJF EU NÃO SEI NEM NADAR MDS
tbm sou baixinha, amiga. Triste, triste.
Que bom que gostou! Obrigada pela visita <3
My recent post Minha Cinderela: Rodgers &amp; Hammerstein’s Cinderella
Olha que coisa bonita, essa resenha me lembrou de uma fanfic com a temática de sereias e de como ela é bem trabalhada na história me levando a acreditar em certas coisas. Sempre guardei um carinho especial por sereias, assim como por bruxas, por mais que não saia pesquisando a torto e direito, acho que se eu pegasse esse livro para ler seria certeza de que os efeitos colaterais citados me afetariam! E se um dia eu me deparar com ele, eu pego, com um nome desses, como esquecer? ;)

Postar um novo comentário

Comments by

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos