26
jan
2016

Minha Cinderela: Rodgers & Hammerstein’s Cinderella


Ah, tardes maravilhosas em frente à TV, ligadinha no SBT... Saudades. Em uma dessas tardes, antes de ter idade com dois dígitos, assisti um filme baseado em um conto de fadas conhecido, protagonizado por uma negra e um asiático.

Eu era criança e não percebi nada disso. Para mim, era só mais um filminho legal de princesa onde todo mundo cantava do nada, mas, recentemente, me deparei com um gifset desta obra e percebi o quão maravilhosa ela era, principalmente quando levamos em conta que já tem quase duas décadas.

Estamos falando de Rodgers & Hammerstein’s Cinderella, versão musical de uma das princesas mais conhecidas da Disney, lançado em 1997, que teve Whitney Houston como uma de suas produtoras (e também a melhor Fada-Madrinha que Cindy já teve).

Esta é minha Cinderela. É quem me vem a mente quando alguém menciona a princesa que perdeu o sapatinho, pois não cheguei a assistir a versão animada muitas vezes e também ainda não me dei o trabalho de assistir o último live-action por motivos que só um ret-con na vida explicaria (ou seja: nenhum).


Cinderela é uma linda garota que é atormentada por sua madrasta e suas meio-irmãs invejosas. Seu grande sonho é ir ao baile para dançar com o príncipe Christopher, algo aparentemente impossível, mas, como coisas impossíveis acontecem todos os dias, seu desejo é realizado por sua Fada-Madrinha. Ao sair do baile às pressas para não ser vista com o encanto desfeito, perde seu sapatinho de cristal na escadaria do palácio. O príncipe, apaixonado, decide encontrar a dona daquele sapatinho, mesmo que tenha que percorrer todo o seu reino.
Cinderella (1997) nos trouxe Brandy Norwood como Cinderela e Paolo Montalbán, um ator e cantor filipino-estadunidense, como Christopher; sendo a primeira a apresentar uma afro-estadunidense como protagonista, e também a primeira aparição de um casal multirracial no musical de Rodgers & Hammerstein.

O filme seria estrelado por Whitney Houston e a produção começaria em 1995, mas cantora tinha vários compromissos e adiou o projeto. Quando, finalmente, pode focar-se nele, Houston disse que já havia engravidado, atingido certa idade e não se sentia mais como uma Cinderela. Dessa forma, convidou Brandy para substituí-la, mas esta só aceitaria caso Houston interpretasse a Fada-Madrinha e, assim, os papeis foram definidos.


Outros nomes conhecidos podem ser vistos, como Whoopi Goldberg, que interpretou rainha Constantina; e Victor Garber, como rei Maximilian. Considerando a aparência dos dois – uma negra e um branco , desenvolvi um headcanon em que o príncipe Christopher é adotado, porque sou dessas e acho adoção uma das coisas mais lindas da face da Terra.

Tem várias cenas que valem a pena ser mencionadas neste filme, mas uma das minha favoritas é quando Cinderela e Christopher conversam sem a moça saber com quem estava falando. Quando o príncipe declara que uma garota deve ser tratada como uma princesa, Cinderela diz que ele está errado, pois garotas devem ser tratadas como pessoas, com gentileza e respeito.

Christopher se impressiona com a resposta e diz a Cinderela que ela não é como as outras garotas. Mais uma vez ela reage de forma inesperada, tomando as palavras do rapaz como uma ofensa e não pensando duas vezes antes de perguntar o que ele queria dizer com aquilo.



Senti-me representada, já que nunca vou entender porque usam essa frase como elogio. Isso me lembra de uma vez em que um cara me viu escrever em inglês no celular e perguntou se eu era amazonense, porque eu “era muito bonita”. Hein!? Ofende todo o meu gênero (qual é o o problema com as outras garotas?) ou minhas conterrâneas (como assim bonita demais para ser amazonense?) e eu devo me sentir lisonjeada?


Também gosto do fato de a madrasta não ser malvada porque sim. Na canção Falling in Love with Love descobrimos que ela se tornou amarga em razão de uma experiência ruim com o amor. Em A Lovely Night, ela chega a se empolgar com suas filhas e enteada falando sobre o baile, mas quando Cinderela faz um gesto normalmente feito por homens, ela parece lembrar-se de algo e imediatamente muda de postura.

Vocês podem conferir os dois momentos – assim como vários outros – na playlist abaixo e lembrarem-se da época em que a Disney fazia musicais com gente que realmente sabia cantar.



Um fato interessante é que este filme foi feito para ser lançado diretamente na TV e, durante sua primeira exibição, foi assistido por mais de 60 milhões de telespectadores, se tornando o musical mais assistido em muitos, muitos anos.

E vocês? Já conheciam a Cinderela de Brandy? Qual versão vem a mente de vocês quando pensam nessa princesa?

Comentários (13)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Engraçado ter uma postagem aqui sobre esse filme quando eu estava justamnete querendo achar uma musica dele que fica "Worderful" o tempo todo pois amo muito essa musica, Eu vi esse filme algumas vezes, eu ja sou chegada em musicais e tambem em conto de fadas apesar de ser uma revoltada com a retratação inocente deles e sem a lição de moral original. Entretanto nesse filme nos temos a diversidade e alem disso belas musicas belos e bons atores, eu particularmente gosto muito dele eu diria que de Cinderela ele é o meu filme favorito junto com o outro daquela atriz que fez as panteras o qual não lembro o nome.
My recent post Ayato Sakamaki: Perfil
1 resposta · ativo 479 semanas atrás
Acho que a música que você tá falando é a que o príncipe e a Cindy cantam juntos! Parte da letra é "Do I love you because you are wonderful? Or are you wonderful because I love you?". É muito lindinha. Tem na playlist que eu postei.
Eu amo contos de fadas. Acho legal ter a versão inocente, pra crianças e tudo e, se olhar bem, todos tem alguma "moral da história", mas adoraria ver retratações mais fieis ao original também :/
Sim, a diversidade desse filme é linda e as música então mds <3 O nome desse filme com a Drew Barrymore é Para Sempre Cinderela!
Obrigada pelo comentário <3
My recent post [BLOGOTOMIA] Anime Crush
YOOOOO SAAADDDYYY O/

MEU DEUS, QUE GENIAL ESSE FILME <3 Eu infelizmente não conhecia ele, até porque em 1997 eu só tinha um aninho de idade Ç.Ç e não me lembro do filme ter passado na TV, acho que devido ao fato de eu nunca ter sido o tipo de pessoa que fica de boas vendo tv (apenas na hora do meu lanchinho da tarde eu vejo TV *u*), portanto eu pouco vi filmes T-T

Enfim, eu não sabia já nessa época tiveram a ideia genial de fazer uma cinderela completamente lacradora! O fato de uma misturarem raças e colocarem pessoas de origens diferentes protagonizando o filme foi fenomenal! Sem mencionar essa quebra com a "madrasta má porque tem que ter alguma vilã para o povo odiar", colocar um motivo sério por trás do comportamento amargo da madrasta também foi espetacular! Aliás, isso me fez lembrar de um filme que a disney lançou da Malévola, mostrando que ela não era má por ser má, mas que também sofreu com o amor e acabou se fechando (sem mencionar que a relação dela com a Branca de Neve foi linda <3 ).

E por fim, essa personalidade da Cinderela que eu mal conheço, mas já considero pakas! Pelo visto, uma protagonista com uma visão bem diferente e um espírito forte!................E MEU DEUS, CANTORES QUE SAIBAM CANTAR MESMO! Há quantas eras não se vê isso! Porque cara...........Agora qualquer atorzinho da disney vira "cantor".........Nossa, já escutei cada aberração, tipo tem uma série (nem sei se passa ainda), chamada Violetta, uma série de música onde NINGUÉM SABE CANTAR! '-' WTF!?

Enfim, uma pena eu não ter visto esse filme na TV Ç.Ç, mas vou ver se acho nessa internet sensual!

Kiss
1 resposta · ativo 478 semanas atrás
YOOOOOOOOOOOO
EU TINHA SEIS ANOS EM 1997 KKK SOU VELHA, MDS. Atualmente, nem tenho TV. Faz uns bons anos que não assisto direito, mas, quando criança, era minha diversão.

Siiiiiiiim, uma princesa 10/10 e um príncipe asiático (possivelmente) adotado. Adorei a madrasta ter motivos pra ser amarga tbm. Uma pena que ainda não assisti Malévola~ :( Mas farei isso qualquer dia.

Essa Cindy é muito amor <3 ISDUHFSUHDFUDS Nossa, a Disney teve muita gente que não sabia cantar depois disso. Selena (adoro ela, mas neam...), HSM, mdssssss... Tenta achar nas internetes PQ EU N ACHEI T_T

Obrigada pelo comentário lindíssimo, Hina-chan <3
My recent post [BLOGOTOMIA] Anime Crush
Yooo Saddy-senpai!!! Tudo bem?

Eu particularmente gosto bastante da história da Cinderela. A versão original chega a ser um tanto macabra, mas eu até que relevo (mas quem fica em primeiro lugar é o conto verdadeiro da Pequena Sereia >.< ;)
Eu nunca havia falado sobre esse filme, mas já que citou, vou caçá-lo aqui para assistir. Parece ser um tanto ótimo! Também acabei notando que dá um tapa na cara de todo mundo (principalmente naquela parte que você citou que não era para tratá-la como princesa e sim como uma garota qualquer. Nossa! Essa parte foi simplesmente demais!). Mas há um problema: Eu não gosto de filmes musicais (e sendo que quando eu era pequena, era fanática por High School Musical kkkkk vai me entender). MAS tirando isso (é só dar uns "speed" no vídeo kkk) achei um tanto belo filme!
Obrigada pela recomendação!!
Chu~

My recent post Verão no Japão 夏 [Part. 1] + TAG - As Promessas do Ano Novo
1 resposta · ativo 478 semanas atrás
Oi, Naruzinha!
Eu gosto da versão original, embora tenha ficado um pouco em choque quando li aos 13 anos. UIHFUDHFSIUDHFSUDFU Nunca li o de A Pequena Sereia tho.
É bem legal mesmo, espero que encontre. Aaaah :( Não gosta de musicas, mas era fã de HSM!!! Eu gosto de musicais, mas não gostava de HSM IUDHGUHDFIHGUF
A música é boa parte da história udhgfidjif não pode speed kk
Obrigada por comentar <3
My recent post [BLOGOTOMIA] Anime Crush
MELDELZ QUE AMOR *o*
Ressas remakes de contos de fadas são paixão pura <3
Tô ansiosa pelo filme novo da Bela e a Fera, não é a toa, né?!
| Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
| FB Page A Bela, não a Fera|

My recent post 52 álbuns em 52 semanas – (Janeiro/2016)
1 resposta · ativo 478 semanas atrás
Também amo. <3
Nossa, que engraçado falar isso quando, agora mesmo, estava a ver o casting de A Bela e a Fera, hahah.
Obrigada pelo comentário <3
My recent post [BLOGOTOMIA] Anime Crush
Hmmm esse filme me traz uma leve lembrança, mas acho que nunca assisti ele não e nem sabia que existia uma versão de Cinderella tão inovadora, com uma protagonista negra e questionadora. Anos luz à Cinderella da Disney, apesar de que esse remake live action ficou bem melhor e condizente aos dias atuais hehe. Mas para falar a verdade, a Cinderela que eu seeeeeeeempre vou gostar é a de Para Sempre Cinderela, que eu não lembro direito e até tenho vontade de rever, mas pra ti ter ideia tinha até o Leonardo da Vinci huaishduaida

Beijos, Vickawaii http://finding-neverland.zip.net
1 resposta · ativo 478 semanas atrás
Acho que você só viu a chamada no SBT então, hahah. Siiiiim, ela é uma das melhores Cinderelas em minha opinião. Ainda não assisti o último live action :( Tenho que resolver isso asap. HAHAHA Para Sempre Cinderela também é muito, muito bom <3 ADORO, mas nem lembrava do Da Vinci, até você mencionar (daí veio a minha mente lmao)
Obrigada pelo comentário <3
My recent post [BLOGOTOMIA] Anime Crush
Não conhecia e agora quero ASSISTIR PRA ONTEM, vou caçar nos confins da internet! Que adaptação fantástica! Eu fico tristíssima com o fato de que a única princesa negra da Disney seja a Tiana e a maioria das pessoas nem assistiu A Princesa e o Sapo - que eu achei lindo, me fez chorar com Evangeline e termina com a música LINDA do Ne-Yo. Mas voltando à Cinderela, acho que não é uma princesa com a qual eu me identificasse muito (eu lembro que por algum motivo eu gostava muito da Jasmine quando criança, e depois peguei um amorzinho pela Mulan e pela Belle, então talvez eu goste de princesas questionadoras, leitoras e que no fim do dia salvem a china?), mas fiquei interessadíssima na adaptação. Quer dizer, isso é um filme muito revolucionário, considerando a época em que foi produzido e AI, EU TO SEM PALAVRAS PORQUE FIQUEI EMPOLGADÍSSIMA!
Agradeço a dica, Saddy <3

Respondendo seu comment, acho que não precisamos lamentar <3 eu acredito plenamente que pessoas vêm e vão e isso faz parte da vida, e ter a ver com a escolha que eu fiz de estudar longe, não? De qualquer maneira, eu me sinto honrada pela amizade que compartilho com aqueles dois amigos e como você bem disse, é coisa rara hoje em dia. Só espero que todo mundo experimente isso na vida <3
E SIM, ONDE VAI PA COMPRAR POÇÃO SE SOCIABILIDADE? PRECISO.

Beijos! :*
1 resposta · ativo 477 semanas atrás
Oi!!!
ASSISTAAAAA. Espero que encontre~ sduhfsduhf Minha irmã AMA A Princesa e o Sapo! Espero que tenham mais princesas negras, asiáticas e indígenas também. <3 SOCORRO ESSA DESCRIÇÃO DAS SUAS PRINCESAS DUHGUDHIFUSHDUFDH Eu também amo essas três princesas, acho que são minhas favoritas também, junto a Ariel.
Que bom que gostou. Fico muito feliz! <3

Fico muito feliz por você e suas amizades <3 Me sinto abençoada com as pessoas que Deus pôs na minha vida e gostaria que todos tivessem essa oportunidade <3
Obrigada por comentar, Shana linda <3
My recent post Sai da toca, Alice!
E aí, Saddy!

Eu já estou para comentar cá há séculos, mas o tempo não tem deixado - na verdade, é quase milagroso fazê-lo agora. Acho que nem sequer cheguei a elogiar o novo layout, a dizer o quanto me ri com o "2015 foi top" (haha, Hulk x Viúva negra, a minha reação foi parecida com a sua >.< ;) , ou a comentar os seus posts literários que me conquistam profundamente <3 Mas fique sabendo que eu leio tudo e que ainda hoje, mal entrei e vi o post mais recente, fiquei extremamente feliz por saber que você está a dar aulas de inglês num lugar com pessoas legais, que acreditam em você e com as quais pode partilhar muito. A sério, ainda bem que as dificuldades todas foram compensadas.

Mas eu quis comentar este post precisamente porque o artigo mais recente que escrevi no blog falava da questão do whiteprivilege, e da pouca representação DIGNA que pessoas de cor recebem (ou seja, sem que homens negros se resignem ao papel de melhores amigos ou agentes, e onde haja a representação de várias etnias, com um mínimo de importância e sem cair em estereótipos). E uau, nunca tinha ouvido falar desse filme, mas já o tenho em grande consideração. Uma cinderela negra e um príncipe asiático! Claro, deve ter todo um retoque encantado que talvez até remeta um pouco para a disney, mas só o facto de essa ser a sua cinderela, e de ela representar um marco muito maior que a cinderela da minha infância, já me deixa feliz.

As próprias circunstâncias em que o filme foi feito são lindas, e obrigada por compartilhar um headcanon tão perfeito connosco, porque eu também adoro a ideia de adoção e quero adotar crianças em vez de ter filhos, quando crescer. A quantidade de casais multirraciais que aí há é louvável e notória, mas a ironia é que deveria ser já algo normal. Ainda, essa Cinderela parece ter imenso estilo e ser realmente uma pessoa linda de coração - aliás, as princesas da disney não chegam a metade dessa ética e consciência. Esse tipo de frases que você citou são realmente algo frustrante de se ver a ser usado como um elogio, já que têm uma conotação ofensiva e a maioria das pessoas não e apercebe sequer disso. Por isso é que considero a palavra "representatividade" tão importante - porque ajuda a desconstruir clichés, a quebrar estereótipos, e passar algumas lições à sociedade, a normalizar o que nunca deveria ser visto como insólito.

Era isso por enquanto. Jaa!
My recent post A questão já nem é tanto o racismo, mas o whiteprivilege

Postar um novo comentário

Comments by

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos