Algumas palavrinhas sobre Ai Tenchi Muyo!


Olá, gente!

Hoje, falarei de Ai Tenchi Muyo!, um anime de curta duração da “série Tenchi” (os fãs chamam assim, então me calo) lançado ano passado.

Talvez muitos não lembrem ou não tenham visto, mas há alguns meses atrás, fiz um post com minha primeira impressão desse anime, que não foi muito boa. No entanto, mesmo não gostando do primeiro episódio, continuei assistindo.

Caso desconheçam ou não se lembrem do que se trata a série, vou dar uma resumida a vocês: 
Não há resumo disponível.
Sem necessidade para resumos!¹ É isso mesmo! Com spin-offs, OVAs e filmes fazendo o que bem quiserem com a história, não há como resumir a palhaçada que é a vida do pobre Tenchi Masaki, mas posso dizer que se trata de um garoto aparentemente normal que tem sua existência virada do avesso quando alguma garota do espaço sideral aparece.
Ryoko não mudou nada btw
Mais e mais garotas surgem e temos, supostamente, o primeiro harém (há controvérsias) na história da animação japonesa! Sei que, como eu, muita gente não é fã do estilo, mas ao contrário do que acontece na maioria dos haréns lançados posteriormente e do que o próprio título da série sugere – literalmente “inútil Tenchi” –, Tenchi é um personagem interessante, que não se aproveita em momento algum das garotas que são apaixonadas por ele e, de fato, contribui para a série de alguma forma.

Em muitos haréns, me irrito com o garoto palerma que não se decide, fica com várias e faz todas sofrerem no final, ou garotas que não têm amor próprio e só se importam em ser notadas pelo rapaz que amam, tendo sua personalidade sugada de alguma forma.

Lembro-me de ter gostado bastante da franquia quando mais nova, apesar de nunca ter sido um dos meus favoritos, então fiquei no aguardo do novo anime, sem muitas expectativas, afinal, haviam tirado uma das garotas, mudado as integrantes do harém e alterado o design drasticamente.

Mesmo com expectativas quase na marca ZERO, consegui ficar insatisfeita com o primeiro episódio, pois não havia me informado de que se tratava de um anime de quatro minutos e as coisas pioraram quando vi que seriam cinquenta episódios. Não satisfeitos com a baderna, um recap era lançado toda sexta-feira, porque os telespectadores eram incapazes de lembrarem-se do que aconteceu em 15 minutos de anime, totalizando sessenta episódios.

É claro que, como a pessoa prática que sou, continuei assistindo porque era curto, a história fez parte da minha infância e tinha esperança de dias melhores. Felizmente, esses dias vieram!

Depois de me encontrar na série e aceitar o que ela era (curta, de baixo orçamento e feita para promover o turismo em Takahashi, Okayama), consegui aproveitar um pouco mais, não dando muita importância para as novas personagens e me divertindo com as referências aos outros universos em que a série se passou.


O começo é – quase literalmente – uma chuva de calcinhas, entre outras formas de fanservice ruim e eu fiquei bem chateada, uma vez que, apesar de o fanservice ter sido constante em toda a série, nunca havia deixado de ter uma história decente. Depois do primeiro episódio, calcinhas e peitos não tomam mais os 4 minutos inteiros.

Anyway, em Ai Tenchi Muyo!, as dimensões estão distorcidas por culpa de Washuu, a Cientista Maluca Ruiva Mais Amada do Brasil², e algumas pessoas foram perdidas e lançadas em eras diferentes das que deveriam estar.

Por ser famosa e não poder expor um erro desses, ela pede que Tenchi se disfarce de professor estagiário em uma escola só para garotas com o intuito de reconhecer e recuperar uma pessoa importante da história que está perdida no tempo atual.


Os episódios nem sempre contribuem para o plot, muitos se focando no pobre protagonista sendo atacado na escola por uma professora tarada e alunas que não o compreendem ou o acham suspeito. Devo dizer que alguns tinham uma ou outra piada boa, mas, quando acabavam e eu percebia que não tinham acrescentado nada, ficava levemente irritada.

A cada três episódios, nos era mostrado algo totalmente diferente: Tenchi há trocentos anos atrás encontrando uma criança (que, no tempo atual, era sua aluna) que está em busca de alguém. O rapaz resolve ajudá-la... E ele tem um smartphone, ou seja, é o mesmo Tenchi do presente, enviado àquela época por Washuu.

Momo-chan no passado
O que descrevi até o momento sempre esteve muito claro para mim, mas via muita gente dizendo que tentava entender os episódios e não conseguia, que não tinha uma história linear, blábláblá... Até que houve um episódio superexpositivo onde Washuu conversava com Tenchi explicando tudo.

Os episódios com as antigas personagens foram os mais divertidos, provavelmente em razão da nostalgia e porque o telespectador antigo já conhece quem está na tela, o oposto do que acontecia as alunas e a professora, que não tinham background. Por Tenchi continuar a morar com Ryoko, Ayeka e Sasami, as três apareceram com frequência razoável quando comparadas a Washuu e Mihoshi.


Depois de algum plot e muitos episódios que parecem ter sido criados “porque sim”, a Polícia Intergaláctica intervém e tenta prender a cientista maluca ruiva porque... Bem, ela estava quase destruindo o mundo... Outra vez. A partir deste momento, Ai Tenchi Muyo! fica com cara de franquia Tenchi de verdade e temos uma ideia do que o anime poderia ter sido, caso fosse levado a sério.

O final me deixou com vários sentimentos misturados: lembrava-me de toda a chateação que senti assistindo, o tempo perdido e a decepção, mas o final foi bom e cheguei a chorar por uma das personagens novas. Além disso, os personagens antigos estavam com personalidade intacta... Tenchi um pouco mais maduro, mas sempre um cavalheiro idiota que, actually, sabe lutar mais que todo mundo ali.


Como definir?”, me perguntei, daí pensei que um final bom nunca vai cobrir um mar de fillers, propaganda da cidade e minutos que poderiam ser gastos fazendo miojo. Para ser um anime a ser recomendado, o final deveria ser perfeito, a ponto de conseguir encobrir os erros da série, dar profundidade as alunas sem sal e responder todas as dúvidas.

Como não tivemos nada disso, é quase impossível indicar Ai Tenchi Muyo! a alguém ou mesmo dizer que valeu a pena ter assistido... Quase.

Quem era ou ainda é fã da série e tem memória boa vai perder várias referências aos universos anteriores juntas. Em nenhum dos outros trabalhos havia menção dos outros mundos, mas Ai Tenchi Muyo! faz esse favor a nós, sem chegar a derrubar a quarta parede.


...momentos...
Lembro-me de sempre ter um mini-fangirlism quando Ryoko lutava, quando Sasami não percebia o quanto era inapropriadamente adorada pelas demais alunas ou quando Ayeka soltava suas famosas frases de princesa juraiana (“Ayeka-san fica bem em tudo que veste, não é mesmo?” “Sei que é verdade, mas quando Tenchi-dono fala fico tão envergonhada...” *´∀`*).

Logo, afirmo que é possível se divertir assistindo a última obra envolvendo Tenchi Masaki, mas apenas um público específico pensaria dessa forma, o que, em minha opinião, não é muito bom, afinal nenhuma propaganda deveria atingir somente o público que já conhece o produto.



No fim de tudo, Ai Tenchi Muyo foi apenas um teste, pois era óbvio que queriam ver se a fama de um anime antigo poderia trazer lucro a empresa, já que o próprio criador da série havia declarado que se tratava de uma franquia morta. Se deu certo ou não, só as vendas do blu-ray e do mangá (sim, ele existe) dirão, mas nunca me interesso por isso, então: sorry.


Até o próximo post!
¹ QUEM ASSISTIU TENCHI MUYO VAI SACAR A REFERÊNCIA!!111
² Lembrando que o troféu de Cientista Maluca Morena Mais Amada do Brasil vai para Cosima Niehaus, de Orphan Black. ♥
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos