Guia para fãs de kpop no Chile


Como alguns sabem, fui ao Chile correr atrás de macho ( ͡° ͜ʖ ͡°), isto é, Wanna One no Music Bank. Li bastante sobre o país, mas, chegando lá, vi que a gente nunca está preparado o suficiente para um ambiente novo. Dessa forma, resolvi escrever um post para ajudar outros fãs de kpop que viajarão para o país com o intuito de prestigiar os vários shows que não passarão por aqui.

Antes de começar, quero deixar claro que amei conhecer Santiago, mas esse post também alerta sobre aquilo que pode arruinar sua viagem. Não se assustem por algumas coisas parecerem ruins e não tenham medo de visitar o país, haha. Todas as coisas aqui listadas são contornáveis, basta estar preparado.



ONDE FICAR

Centro ou próximo disso. Ali você encontrará várias lojas, restaurantes, mercadinhos e, é claro, os melhores preços para hospedagem. Ficar em Providência é mais caro, pois é a região dos shoppings. E se você fosse rico, estava indo pra Coreia ver idol, não pro Chile, né? Então pronto. Vá pro Centro.

Para fazer minha reserva, utilizei o Booking, pois precisava achar um hostel que estivesse aberto durante a madrugada, afinal eu chegava às 01h50min (belíssima) e não queria ir para o show sem dormir. Para os demais dias, fiz uma reserva pelo AirBNB, já que ficava muito mais em conta, mesmo não tendo café da manhã.


INTERNET

Tem Wi-Fi em vários lugares, mas não em todo canto, como alguns blogs deram a entender. Se eu dependesse só da internet gratuita, provavelmente ainda estaria em Santiago, perdida. Logo, aconselho utilizar internet móvel, mas não a do seu chip brasileiro, que sai caríssimo na maioria dos casos.

Meus amigos e eu compramos chips da Claro assim que chegamos e adquirimos pacotes de internet e ligações nacionais. Fui direto a loja da operadora e paguei, além do pacote para sete dias, o chip (no total, 5 mil pesos). No entanto, meu amigo foi a uma lojinha, pagou só os créditos e ainda ficou com mais internet que eu. Σ(-`Д´-ノ;)ノ

Não esqueça de pedir que instalem ou você pode ficar perdido e acabar com os créditos antes de ter um pacote de internet pra chamar de seu. Além disso, ative o Data Saver/Economia de Dados para que não acabem antes do fim da viagem e você tenha que gastar mais (não aconteceu com nenhum de nós, mas ouvi um brasileiro reclamando disso, então previna-se).


O sinal 3G é muito bom em Santiago. Não lembro de ter ficado sem internet em nenhum momento, nem mesmo na estrada vazia que leva ao aeroporto. O contrário acontece em Manaus, onde, indo de ônibus ao meu trabalho, passo por umas quatro áreas diferentes sem internet.

TRANSPORTE

Saindo do aeroporto, existe um ônibus que te leva direto a Los Heroes, que é muito próximo de onde a maioria das pessoas pobres como nós se hospeda. Não o utilizei por ter chegado de madrugada, mas disseram que custa $1800 (~R$10) e sai a cada 15min. Se quiser economizar, você pode pegar tal ônibus e, em seguida, um táxi, Uber ou metrô para onde irá ficar.

Vi muitos ônibus em estado pior que os de Manaus, and that’s something, já que aqui tem uns que parecem que irão se desfazer no meio do caminho. Dessa forma, fui até a estação e adquiri a tarjeta bip, o cartão do metrô, no Punto de carga bip!. ∠( ᐛ 」∠)_ O cartão custa $1550 e decidi colocar o resto da minha notinha de 5mil como passagem. As tarifas diferem dependendo do dia e horário, com valores que vão de $630 até $760.

O metrô é bem simples de compreender – até mesmo pra mim, que moro em uma cidade que não tem essa opção. Nem se compara ao de São Paulo, que é o inferno para quem tem pouco senso de direção (eu). Logo, basta adquirir um dos mapas que estão disponíveis no aeroporto ou baixar a imagem no Google que vai ficar tudo bem. (◕ᴗ◕✿)
 


O Uber continua sendo relativamente barato, mas está bem aquém do que estamos acostumados. Utilizei várias vezes em razão da minha experiência com o app no Brasil e tive muitas decepções. É um serviço seguro e com preço acessível, mas se prepare para possíveis momentos desconfortáveis (ah, e você deve sentar no banco da frente!).

Aparentemente, há menos motoristas do que a cidade precisa, então eles não sentem necessidade de ser educados ou realizar um bom serviço em geral. Nenhum motorista me ajudou com a mala, muitos foram grossos e viagens foram canceladas por coisas bobas como o motorista ter parado do lado contrário da rua e não querer esperar nem dar a volta (oi?).

Os taxistas são mais simpáticos, mas é necessário atenção. Não recomendo a utilização de táxis avulsos, pois muitos cobram um valor excessivo ao verem estrangeiros e, como não conhecemos a cidade, podemos achar que estamos pagando um preço justo. Se desejar usar esse serviço, opte pelo app EasyTaxi e seja feliz.


ÁGUA

A água não é boa. Parece que você tá tomando de um copo mal lavado e, às vezes, pode até sentir um sabor meio salgadinho... Errr. Isso ocorre em razão dos muitos minerais que há nela. Para os chilenos, que cresceram tomando – e também não tem o nosso costume de colocar sal em tudo –, não faz mal algum. Já o organismo dos brasileiros costuma estranhar.

Por este motivo, a maioria dos visitantes só toma água engarrafada de marcas específicas. A marca Benedictino é bem parecida à tupiniquim, mas não é tão fácil de encontrar. A Nestlé também é boa, porém é outra lenda que só aparece a cada 74 anos tal qual o cometa Halley. Recomendo comprar várias ou um garrafão de 6L assim que tiver chance para não correr o risco de ficar sem.



Enjoo e/ou diarreia são sintomas comuns àqueles que não estão acostumados com a água pesada. Fiquei com medo de passar mal no show, então só tomei água engarrafada e Coca-cola no dia. Nos dias seguintes, tomei água de outras marcas e também da torneira, mas acabei sentindo dor de estômago. (ಥ﹏ಥ) Se você tem gastrite, passe longe.

A água também piora o aspecto do cabelo e da pele. Sou muito cuidadosa com meu cabelo e, mesmo assim, ficou cheio de NÓS, algo que pensei que nunca mais ia ver. Se for ficar poucos dias e der para evitar, nem lave, porque não se recupera de um dia pro outro. Banho não é algo do qual podemos fugir, então tome bastante água e use todos os hidratantes e protetores labiais necessários, para impedir que sua pele descasque e seus lábios rachem.


CLIMA

Se você tiver sinusite, rinite ou semelhantes, aconselho levar seus remédios, pois é bem seco e é muito difícil comprar qualquer remédio sem receita por lá. Se tiver umidificador de ar portátil e puder levar, melhor ainda, pois parecia que eu estava o tempo todo no ar-condicionado de tão seco e, por diversas vezes, assoei o nariz e saiu sangue. Top, né? Também achei.

No mais, aconselho conferir em que estação será o show. Fui durante o outono, então havia momentos em que estava quente, mas, como a umidade é baixa, não ficava muito incomodada (porém sou manauara, então não sei se conta muito). Durante cedo da manhã e ao cair da noite era frio, com diferença de até 15°C para a temperatura da tarde.

Só nos resta o conselho de vó: mesmo que esteja quente e você queira sair de brusinha, leva um casaquinho, menina (e se mantenha hidratada)!


SEGURANÇA

O Chile é bem seguro em comparação ao Brasil. Quando me dirigia ao hostel, às 2h, havia um casal andando despreocupado pela rua. Perguntei ao taxista se era perigoso e falei que, no meu país, jamais estaria tranquila em um lugar vazio como aquele. Ele respondeu que era bem seguro, pois havia muitos policiais. Dois minutos depois, uma viatura passou ao nosso lado.

O problema se encontra nos furtos: nunca deixe sua mochila ou bolsa fora de seu campo de visão e não ande com dinheiro ou celular no bolso. Como o país faz parte do Mercosul, recomendo sair apenas com seu RG e deixar o passaporte em sua acomodação. Dessa forma, caso o pior aconteça, você não terá tantas dificuldades na volta para a casa.

TOMADAS
fotinha quebrando o aesthetics do post porque nunca acharia um gif disso

As tomadas são 220v e de três pinos alinhados, como podem ver na foto. A maioria dos carregadores de celular são bivolt e só tem dois pinos, então não há problema, mas é melhor conferir na embalagem do aparelho ou no próprio carregador, só para ter certeza. Caso seja necessário, é possível comprar adaptadores no aeroporto ou em barraquinhas no Centro.

¿HABLAS ESPAÑOL?

Eu sou formada em RBD e Despacito. Tentei começar um curso de espanhol em janeiro para me sentir mais segura, mas deu tudo errado e acabei tendo que partir para aulas online para não chegar lá apenas com inglês e portunhol. (ʘ‿ʘ✿) Apesar do pouco tempo, me ajudou muito ler sobre falsos cognatos e frases para viagens.

Não se iluda: nem no aeroporto dão preferência para o inglês. Preferem que falem português ou tente arranhar seu limitado espanhol mesmo. Além disso, todas as pessoas que ouvi falando o idioma da Rainha tinham sotaque carregado, então falar inglês pode não ajudar tanto o brasileiro.


Eles também estão acostumados com brasileiros em todo lugar, e muitos conhecem algumas palavras em português ou tentam falar mais devagar assim que percebem que você não tá entendendo. Qualquer coisa, larga um “discúlpeme. Yo soy brasileño. No hablo español. ¿Puedes hablar más despacio por favor?” e Eh Isto.

MOVISTAR ARENA

Em uma palavra: pequeno. Mesmo que você compre ingresso para as arquibancadas, ainda conseguirá ver sem precisar olhar para o telão (só não vale esquecer os óculos também), então pode ir sem medo. Na verdade, até recomendo ir com lugar marcado, pois há relatos horríveis de empurra-empurra e até pisoteamentos nas áreas mais próximas ao palco. ⊙︿⊙

Infelizmente, no Music Bank, devido a falta de organização por parte de quem realizava o evento, cinco meninas caíram durante uma festa para os VIPs antes do show e foram pisoteadas, entre elas uma brasileira. Isso não apenas fez com que todo o dinheiro investido fosse perdido, como também quase causou a morte delas. :(

Eu sei que a gente quer ficar o mais próximo possível, mas veja se vale a pena correr o risco. A desorganização não é exclusiva do Brasil e, com o ocorrido, é possível perceber que não podemos confiar no bom senso das pessoas. Logo, não tenha medo de ficar na arquibancada, pois você irá aproveitar o show perfeitamente e ver os idols direitinho em segurança. ( ´•̥̥̥ω•̥̥̥` )


DE VOLTA PARA MINHA TERRA
hora da história

Ao término do Music Bank, decidimos que não iríamos voltar de metrô por já estar muito tarde e estarmos muito cansados. Hospedamo-nos em lugares diferentes, mas perto um do outro, então optamos por rachar uma corrida. Eu era a mais próxima da arena e minha corrida no Uber era avaliada em $3500 (R$19), enquanto quem se hospedou mais longe precisaria pagar 6mil (R$33).

Fomos aos taxistas que se encontravam em frente ao evento, informamos onde queríamos ir e – adivinhem! – quiseram nos cobrar TRINTA MIL PESOS! Bastou ver os brasileiros falando português para achar que éramos trouxas em pagar R$165 em uma corrida de menos de dez minutos (no Google Maps, totalizava 20 minutos a pé, para vocês terem uma ideia).

No fim, fomos de Uber... Como eu disse, há poucos motoristas no app, então este era o único na área e demorou 15min para chegar. Quando perguntamos se podia fazer outra corrida, o motorista foi grosso e disse que deveríamos ter avisado antes. Apenas descemos na frente do prédio onde eu estava hospedada e chamamos outro...

A primeira motorista não acertou o local, ligou e perguntou onde estávamos esperando, bem grossa também. Quando viu que tinha passado, desligou na minha cara e cancelou a corrida. ಠ_ಠ O segundo, aparentemente, levou minhas amigas sãs e salvas para onde deveriam ir, visto que estão vivas até hoje.


DICAS DE ÚLTIMA HORA

֎ Adquira pesos chilenos o suficiente para o primeiro dia em Santiago antes de chegar lá (e não deixe para a última hora, pois muitas casas de câmbio precisam encomendar). Depois, troque nas casas de câmbio da própria cidade, pois são mais baratas que no Brasil. Não compre em aeroportos nem em shoppings, já que costumam ser os lugares mais caros!

֎ Por ter que preservar suas vinícolas, o Chile é bem rigoroso em relação ao que pode entrar no país. Para evitar transtornos, multas e perda de tempo assinando declarações, não leve alimentos. Também não é possível entrar com mais de 100ml de qualquer líquido ou gel em sua bagagem de mão. Se for algo extremamente necessário e não puder descartar, despache.

֎ Se não puder chamar táxi pelo aplicativo, combine o valor com o taxista. Não vá pelo taxímetro, pois muitos são adulterados. Também tenha cuidado na hora de entregar o dinheiro e diga claramente quanto está colocando na mão do motorista.

֎ A vida começa tarde em Santiago. Fiquei chocada ao andar pela cidade e ver várias lojas abrindo às 10h ou 11h, mas, em áreas mais movimentadas, como Bella Vista, elas ficam abertas até bem tarde. O almoço acontece por volta de 13h.

֎ Cuidado para não morrer: o sinal fica verde para você e para os carros também. Não se assuste se estiver atravessando a rua e um carro estiver fazendo a curva em cima de você. Só... Tome cuidado e ande rápido.

֎ Paguei R$40 para ficar uma noite em quarto compartilhado no Chile Lindo Hostel, com direito a Wi-Fi e café da manhã. Reservei usando o Booking e você pode ganhar R$50 ao se cadastrar, reservar e se hospedar através do meu link! #ad

֎ Para quem não gosta de quarto compartilhado, recomendo o AirBNB, onde há quartos privativos e até apartamentos inteiros a preços acessíveis e que se tornam ainda mais em conta quando você está acompanhado. Se usar meu link, ganha R$100 de desconto em reservas acima de R$190! #ad

֎ Fãs chilenos também acampam na fila, então, se for para área sem lugar marcado, tente chegar cedo. Não esqueça sua água, seus lanchinhos, carregador portátil, manta e casaquinho para não morrer congelado.

֎ Vá com dinheiros para a fila, pois mil lojinhas ficam na área ao redor da arena e tem muita coisa bem feita. Uma amiga comprou uma blusa maravilhosa do Wanna One por apenas R$33! Além disso, há a possibilidade de donas de fansites aparecerem com kits e CDs.

֎ Não pode entrar com garrafas no Movistar Arena nem com bastão de selfie, mas é permitida a entrada com câmeras, desde que as lentes não sejam removíveis. Isso é importantíssimo, pois, se você for pego com tais câmeras, será expulso do show, como aconteceu com algumas donas de fansites.


֎ Não compre lembrancinhas no aeroporto, eu te imploro. Nas barraquinhas próximas ao zoológico, em Bella Vista e em Valparaíso você encontra chaveiros e ímãs por 1/4 (ou até menos) do valor que eles se encontram no aeroporto.

֎ Brasileiros têm má fama em muitos outros países por não sermos acostumados a dar gorjeta (eu, mesmo sabendo, esqueci várias vezes). No Chile, é esperado dar propina (gorjeta) para embaladores em supermercados, caixas, garçons, atendentes e muitos outros, então: dê gorjeta.

֎ (NOVO) Apenas motoristas Uber autorizados podem trabalhar na área do aeroporto, o que torna ainda mais difícil conseguir uma corrida saindo ou indo para o local. Muitos aceitam deixar ou pegar o cliente em áreas próximas, não na frente, o que é um incômodo para muitos (pensem nas malas e mochilas). Se quiser ir de carro, é melhor optar pelo EasyTaxi.

 ֎ (NOVO) Do aeroporto para a Rua Moneda, paguei 15 mil pesos pela corrida de táxi. Voltando, simulei a corrida pelo app e vi que poderia chegar a 17mil, mas uma das opções tinha desconto e saía por 11mil. Se estiver na região central, não aceite pagar muito mais que isso.


Para finalizar, quero dizer que amei conhecer o Chile. O país é lindo e poder andar com o celular na mão é algo totalmente novo para esta amazonense que vos fala. A água e o Uber não conseguiram estragar minha experiência e, se eu fosse rica e não tivesse que correr atrás de macho, voltaria sim em diferentes estações. ♥

Fechando com essa foto que foi tirada pela tia Lúcia, mãe da Theresa (à esquerda) quando esperávamos a abertura dos portões. Como o Ageu ainda não havia chegado, fui obrigada a desenhá-lo.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos