Como fazer hidratação com abacate


Nunca mencionei aqui, mas eu amo cuidar do meu cabelo. Sou aquela pessoa a quem todos perguntam o que fazer para melhorar a aparência das madeixas, só para nunca seguirem meus conselhos. ♥ Sendo assim, quis compartilhar algo que deu e continua dando certo no meu cabelo: como fazer hidratação com abacate (que, na verdade, é nutrição)!

Abacate no cabelo: nutrição ou hidratação?


Sendo bem básica: hidratação é reposição de água e nutrição é reposição de óleos. Como o abacate é riquíssimo em gordura boa, se encaixa em nutrição, mas, adicionando os ingredientes certos, podemos transformar essa nutrição em hidronutrição e matar dois inimigos com uma receita caseira só.

Não se engane. Nutrição é um cuidado necessário a todos os tipos de cabelo, inclusive os oleosos! Meu cabelo se encaixa nesta categoria e melhorou 200% quando passei a utilizar óleos e manteigas (de abacate!), pois diminui o frizz e deixa o cabelo mais brilhoso e sedoso. Também serve de aviso ao seu couro cabeludo: “ow, tô colocando óleo aqui. Não precisa mais produzir em excesso, não. Grata”.

Hidratação de abacate (que, na verdade, é nutrição)


Não existe uma mistura certa, mas objetivos diferentes. Geralmente, faço uma nutrição pura e uso um condicionador com potência de ampola para suprir a necessidade semanal de hidratação (cabelo oleoso na raiz, mas seco nas pontas tem dessas). No entanto, se quisermos nutrir e hidratar em um só passo, não há leis nesta terra que nos impeçam.

INGREDIENTES
  • 1/2 abacate maduro sem caroço e sem casca (se seu cabelo for muito grande ou volumoso, pode usar mais)
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal para umectação (os mais fáceis de encontrar são óleo de coco, azeite e rícino – este último é vetado para grávidas)
  • 1 tampinha ou ampola de bepantol, para quem deseja hidronutrição (os das marcas Salon Opus e Salon Line têm o melhor custo-benefício)

COMO FAZER
  • Misture tudo loucamente – quanto mais homogêneo, melhor vai ser para tirar;
  • Passe no cabelo levemente úmido, inclusive na raiz;
  • Cubra com uma touca de sua preferência;
  • Deixe a mistura agir por 40min – pode comer o resto do abacate enquanto isso;
  • Enxague, retirando todo o abacate;
  • Lave com shampoo e condicionador normalmente;
  • Finalize da forma que preferir (no meu caso, eu só penteio com uma escova bem macia e deixo secar naturalmente).

Para ser bem sincera, passo no meu cabelo quando está seco, pois tenho medo de não tirar umidade o suficiente de alguma área, ocasionando a não-nutrição daqueles fios, afinal água e óleo não se misturam. Entretanto, se você estiver seguro de que vai deixar apenas levemente úmido (sem espremer, tá?), pode ir sem medo.

Não esqueça de que para usufruir de todos os benefícios do abacate, ele tem que estar bem maduro, quase passado. Se comprou um abacate verde, não se desespere. Olha como amadurecer abacate é fácil: basta enrolá-lo em um jornal e guardá-lo por dois dias no forno. Ele estará bem molinho e perfeito para passar no cabelo (e comer o que sobrar) ao fim desse período.

Como já disse, existem outras 50mil variações de como usar abacate no cabelo, mas essa é minha preferida. Algumas pessoas sentem a diferença assim que o cabelo seca, outras têm o melhor resultado no dia seguinte, como eu. Por isso, realizo todo e qualquer tratamento para o cabelo um dia antes de sair, hahah.


Finalizo dizendo que não existe receita mágica e instantânea para anos de fios maltratados. É preciso paciência e cuidados contínuos, mas o resultado vale muito a pena! E você? Tem alguma receitinha especial para cuidar dos cabelos?

Continue acompanhando o Nankin Dust nas redes sociais:

♥ twitter ♥ instagram ♥ fanpage  bloglovin 



 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos