Olá, gente!
Hoje, teremos review de uma adaptação de game: Danganronpa: Academy of Hope and High School Students of Despair – The Animation!
Danganronpa foi, antes de tudo, um jogo para PSP lançado em 2010 e, como nunca joguei, farei esta review baseada somente na visão que tive do anime, o que deve ter ajudado muito a dar a nota que dei. Vamos à sinopse:
Um grupo de 15 estudantes de elite estão reunidos em uma escola muito especial. Se formar nesta escola significa que você será bem-sucedido na vida, mas conseguir isto é muito difícil. Ao chegarem lá, eles descobrem que esta escola é comandada por um urso chamado Monokuma, que explica a esses alunos que sua formatura gira em torno de cometer um assassinato. Para se formar e sair da escola, é necessário matar um de seus colegas e não ser descoberto. Se os outros colegas de classe descobrirem a identidade do assassino, o mesmo é o único executado. Entretanto, se falharem em pegar o culpado, só o assassino se forma e os outros são aniquilados. Qual dos 15 sobreviverá a este banho de sangue?
Comecei a assistir este anime por indicação de um amigo que sabe que sou fã de Battle Royale e, apesar de a história de ter que matar para sobreviver não ser nenhuma novidade para mim (sou fã de Battle Royale!!!), o “não ser descoberto” traz algo um pouco diferente.
Em Danganronpa, conhecemos Makoto Naegi, um garoto comum que, por sorte, acaba indo para o Colégio Topo da Esperança. Ao colocar o primeiro pé no pátio do colégio, ele perde os sentidos e acorda em uma sala com todas as janelas trancadas com parafusos enormes. Após constatar que não consegue abri-las, Naegi segue para a quadra, onde encontra outros quatorze estudantes, inclusive uma antiga colega da qual não era muito próximo, a idol Sayaka Maizono.
Após um breve momento de apresentações (onde conhecemos alunos de elite com atribuições como “Melhor Nadadora a Nível Colegial” e “Melhor Líder de Gangue de Motocicletas”), um urso robótico chamado Monokuma surge e se apresenta como diretor da instituição. Como tal, ele é encarregado de informá-los que, para se formarem e saírem do colégio, terão que cometer um assassinato e não ser descobertos. Caso não desejem fazê-lo, a melhor opção é esquecer que existe um mundo além daquelas paredes e aceitar viver uma vida pacífica dentro da escola.
No primeiro momento, quase todos se opõem firmemente a ideia de matar, no entanto, quando Monokuma ameaça seus entes queridos, alguns se desesperam e não demora muito para o primeiro assassinato acontecer.
Isso é o que acontece quando Avril Lavigne se machuca. Brincadeiras à parte, sim, o sangue é rosa.
Existem várias regras e formalidades a serem seguidas, como um anúncio feito por Monokuma através das muitas caixas de sons espalhadas pelo prédio quando três alunos encontram um cadáver. Depois disso, lhes é dado um breve tempo para coleta de possíveis pistas para seguirem ao class trial (julgamento em classe, se preferirem) e, finalmente, chegam ao veredito, seguido de punição.
Se você está à procura de um terror psicológico ou coisa parecida, não encontrará em Danganronpa, pois, aqui, o mistério prevalece com estas quatro perguntas: “quem se tornará um assassino?”, “quem será assassinado?”, “por que isso está acontecendo?” e “quem está por trás disso?”.
A princípio, os personagens se mostram interessantes, mas, como são muitos alunos para conhecermos em apenas treze episódios, é difícil conectar-se a algum, afinal, só os conhecemos superficialmente. O desenvolvimento da maioria também é quase nulo. Se isso é um ponto crucial para você, já pode esquecer Danganronpa.
No entanto, um ponto positivo a ser notado é a ótima dublagem que permeia o anime. Todas as vozes se encaixam perfeitamente com os personagens, e os dubladores são inegavelmente talentosos, com destaque para Megumi Toyoguchi e Miyuki Sawashiro.
O design dos personagens é bem estereotipado e se, porventura, alguém assistir sem saber que se trata de uma adaptação de jogo, achará tudo muito exagerado e estranho, mas não é algo que estrague a obra.
Por falar nisso, tenho que dizer que a arte como um todo grita “hey, viemos de um game”. A animação também contribuiu para isso ao apresentar uma boa parcela de CG que, aparentemente, não tem como motivo o baixo orçamento da animação (que está longe de ser das melhores), mas sim a intenção de remeter ao jogo e fazer com que nos sintamos “interagindo” com aquele mundo.
Ao contrário das execuções que ocorrem quando um assassino é descoberto, os assassinatos não são, de fato, exibidos, mas, isso é parte do mistério e, como tal, é revelado quando este é resolvido durante os class trials.
Os class trials são os melhores momentos do anime, pois, a não ser que tenha jogado o jogo, você nunca sabe quem é o assassino. Para continuarem vivos, os alunos precisam descobrir o maior número de pistas possíveis em pouco tempo de investigação, além de derrubar álibis falsos e desvendar outras mentiras.
Vê-los criar teorias, destruir outras, ter suas teorias destruídas, com certeza, são os momentos mais interessantes de Danganronpa. Não posso esquecer-me de mencionar quando um assassino tenta, a qualquer custo, fazer os demais acreditarem em sua inocência. O desespero deles é palpável.
Detetive Naegi-kun acusando o assassino
Embora tenha esses pontos positivos, o maior defeito de Danganronpa – e o que o estragou para muitos – são os poucos episódios disponíveis para o desenvolvimento de uma boa história.
Mais de 15 personagens, assassinatos, investigações, class trials, punições e o principal mistério resumidos em treze episódios? Não precisa ser um gênio para perceber que iria parecer uma “história mal contada”. Para fazer jus ao que tentavam contar, era necessário, no mínimo, 26 episódios.
Além da premissa Battle Royale-ish, o que me levou a continuar assistindo este anime foi desejar respostas para as dúvidas que permeavam minha mente enquanto assistia (queria saber se o personagem principal iria morrer ou matar alguém, quem e se sobraria algum aluno no final, quem diabos controlava Monokuma, etc.), a dublagem 10/10, alguns personagens interessantes e... Eu realmente estar gostando das reviravoltas e julgamentos. Inclusive, duas mortes me fizeram chorar.
Euzinha durante o julgamento relacionado a morte →da Sakura-chan.
Entretanto, ao levar em conta o pouco desenvolvimento de muitos personagens, o clima corrido da história – que não foi tão perceptível quanto para quem não jogou Danganronpa –, algumas perguntas sem respostas (como Kirigiri descobriu tantas coisas?), final semi-aberto que dá esperança de uma segunda temporada, mas que provavelmente não acontecerá... Não consigo classificá-lo de outra forma que não seja:
E isso só me faz pensar que deveria ter dado 2,5 para Zankyou no Terror.
Enfim, tenho que admitir que gostei de Danganronpa, mesmo com seus defeitos, e quero jogar o jogo no qual foi baseado, mesmo sabendo o que vai acontecer, apenas para conhecer melhor cada um dos personagens (li várias vezes reclamações de como o jogo trabalha o desenvolvimento dos personagens e o anime não).
Me despeço esperando que essa imagem não saia da cabeça de vocês:
Clique no gif para ter a experiência completa!
UsagiQUEEN · 546 semanas atrás
Eu me apaixonei pela franquia. Não consegui terminar de jogar o primeiro jogo tho
O emulador de psp é muito ruim e trava toda hora. ):
A franquia tem uma versão em mangá também. Ainda não está totalmente traduzida pro inglês, mas é bem legal e tem partes que o anime não tem. Acho que foi feito como complemento pro jogo.
Muitos beijos.
My recent post Pergunte para o Otome TeaTime! #5 ~
Sadakinho 76p · 546 semanas atrás
Também estou amando! Haha, imaginei que o emulador fosse ruim, já que todos reclamam... Nem baixei :c esperando o milagre do dinheiro me permitir ter consoles e jogos *cries*
Siiim, enquanto eu fazia o post, encontrei um mangá pra vender na Amazon lol Vou ler com certeza!
Obrigada pelo comentário!
<3
My recent post De Volta ao Digimundo! | Parte 2
Narumi · 546 semanas atrás
Eu já tinha visto um gif desse ursinho aí com uma bonequinha ( acho que era bonequinha... ). E tipo: Sério???? O sangue, rosa?? '-' Bom, acho que avacalharam um pouquinho aí no sangue, não? >.< Mas não importa o sangue, e sim a história ^^
Achei os personagens bem feitos e com características marcantes. Muito bom. Mais um anime para minha lista ^^ Adorei a recomendação!
Kissus~
Sadakinho 76p · 546 semanas atrás
Sim, a ursinha se chama Monomi. Ela é rosaaaa, como o sangue. n Ao que parece, o sangue do jogo é rosa também e só mantiveram... Lembro que quando ocorreu a primeira morte eu fiquei WTF ESSE SANGUE kkk
Eu gosto da aparência dos personagens também. Todos bem diferentes uns dos outros, sem essa de mesma cara e só mudar o cabelo, haha.
Que bom que gostou~
Obrigada pelo comentário! <3
My recent post De Volta ao Digimundo! | Parte 2
Hinata-chan · 546 semanas atrás
Cara esses dias estava me perguntando qual era o nome do anime em que o sangue era rosa e hoje acabo me deparando com seu post XD.
Enfim, eu ainda não vi esse anime, mas já entrou para a listinha, curto histórias de mistério, e como não tem tripas voando melhor ainda (sou meio cagona com terror e talls). É uma pena que tenha apenas 13 episódios, porém acredito que as coisas foram meio corridas e abertas para fazer o povo jogar o game. Mesmo assim vou assisti-lo XD
Kiss
My recent post Animes que eu NÃO recomendo + Ostentação: 105 seguidores + Naruto The Last
Sadakinho 76p · 546 semanas atrás
"O anime do sangue rosa" hahaha a parte mais marcante do visual!
Exato... Sem tripas aqui xD embora eu não tenha grandes problemas com isso. Pode assistir sem medo... O clima corrido não me incomodou tanto nesse :D
Obrigada pelo comentário <3
My recent post De Volta ao Digimundo! | Parte 2
Beatriz · 546 semanas atrás
"Isso é o que acontece quando Avril Lavigne se machuca." aushausha adorei xD D
★ Blog :S hyandBrave
Sadakinho 76p · 546 semanas atrás
Obrigada pelo comentário <3
My recent post De Volta ao Digimundo! | Parte 2
gil · 546 semanas atrás
saddy, me visite também:
Gilvaniaevans.com
Mie Akashi · 546 semanas atrás
Bem falados esse anime Dangan ronpa. Essa história lembra muito o battle royal e também do jogos vorazes de quem é o ganhador recebe a vida bem sucedida.
O motivo dos poucos episódios a ser contada, acredito que é para vc descobrir isso no jogo. Resumindo "compre nosso jogo" assim que eles estão querendo falar kk (que louca, ignore)
Nossa eu vi o OP, que dancinha sensual é essa do urso kkk
p.s.: kkk sabia que algumas pessoas iriam rir do meme, mas é o fato de ter ficado com essa cara kkk xD
Kiss
My recent post 4 on 4 - Novembro
Sadakinho 76p · 546 semanas atrás
Sim, esse anime é praticamente uma propaganda extended version, haha, mas gostei mesmo assim.
Monokuma tem que me ensinar a dançar kjfhgkjsdhfs
Obrigada pelo comentário <3
My recent post De Volta ao Digimundo! | Parte 2
animahou 19p · 545 semanas atrás
My recent post Fastening Days
Sadakinho 76p · 544 semanas atrás
Assista Dangan. É A MELHOR ANIMAÇÃO JÁ FEITA!!! Não, pera... hahah
Agora que você mencionou, também não lembro de ter visto muitos julgamentos... PROCURAREI.
Obrigada pelo comentário <3
oberdanorris 0p · 542 semanas atrás
Sobre os personagens, eu não conheço o jogo e não sei se é intencional (como você disse, são vários esteriótipos e isso pode ser coincidência) mas parece que vários são referências à personagens de outras séries.
Vide <a href="http://(http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20100906154944/hunterxhunter/images/2/27/Biscuit-adult_form.jpg)" target="_blank">(http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20100906154944/hunterxhunter/images/2/27/Biscuit-adult_form.jpg)
E o ursinho só me faz lembrar de uma mistura do monzaemon com o warumonzaemon
Sadakinho 76p · 542 semanas atrás
Bem, a maioria das pessoas que não gostou de DR foram as que haviam jogado o jogo previamente e as que acompanhavam os comentários de tais pessoas (sim, isso influencia bastante lol).
Realmente, existem bons animes que se desenvolvem em apenas 4h, mas o jogo tem em média uma história de 15h, outros afirmam que pode chegar a 25h (plmdds, acho que já é exagero), então muita coisa foi resumida :c MAS eu gostei bastante. Não se trata do melhor anime do mundo, mas, como dá pra assistir em 1 dia, achei bem divertido.
TAMBÉM LEMBREI DA BISKY QUANDO VI A SAKURA-CHAN JSDHFJHSGJKFDHJSHJD Mas a Sakura-chan não tem um formato menininha pra se esconder ;u; kk
Quando vi o Monokuma, pensei em Rilakkuma+Gloomy, mas a sua comparação fez muito mais sentido PUPUPUPU -n
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Doutor, baixei um otome game!
tia Yummi · 490 semanas atrás
Danganronpa vai ganhar 3 temporada (bate palma U.U.U.U.U.U) n me pergunte pq pularam a primeira '-'
A base dessa temp vai ser a mesma, porem promete assemelhar mais o game e trazer situacoes de prender a cabeça e virar a madrugada assistindo huehue. recomendo assistir (ノ◕ヮ◕)ノ
Sadakinho 76p · 490 semanas atrás
Acabei de pesquisar isso uishdguhsduhsdiu ai, tô bein felis
Espero que seja ainda melhor que a primeira <3 Obrigada por passar aqui e me dizer, hahah <3 <3 <3
My recent post Resenha: Elfos