23
mar
2015

Review: Persona 3 The Movie - #1 Spring of Birth

NOVA URL: nankindust.com.br

Visito muitos blogs com recomendações de mangás e animes. Muitas vezes, me interesso, digo que vou ver, coloco na lista de espera e sequer lembro que a obra existe. Outras vezes, baixo e começo a assistir ou ler antes mesmo de comentar no diário virtual do ser. Não existem motivos para um comportamento ou outro e sempre me surpreendo com minhas escolhas.

Assim como Strobe Edge, que comecei a ler assim que conferi a resenha da Narumi, baixei Persona 3 no mesmo dia que li o post da Kitsune com o intuito de assisti-lo na minha própria 25ª hora (explicações depois): o espaço entre o turno vespertino e o noturno na faculdade.

Lançado em 23 de novembro de 2013, Persona 3: Spring of Birth é o primeiro filme de uma trilogia baseada no jogo Shin Megami Tensei: Persona 3 e, assim como Dangan Ronpa – The Animation, será resenhado como uma obra a parte do mundo dos games nesse bloguinho.
Criaturas terríveis conhecidas como Sombras se escondem na escuridão durante os momentos que separam um dia de outro: a 25ª hora, que só pode ser sentida e, de fato, vivida por pessoas especiais. Um grupo de defensores da humanidade disfarçado de clube escolar arrisca sua vida todos os dias para descobrir os segredos da Dark Hour.

O começo é bem confuso. É como se o telespectador fosse obrigado a ter alguma informação de antemão para compreender o que está acontecendo e isso é bem ruim porque, em minha opinião, filmes baseados em games ou livros devem falar por si só e servir como ferramenta para atrair novos fãs, e não agradar ou se fazer entender apenas por quem já é familiarizado com o material original.

Confesso que, mesmo lendo a resenha que já explicava alguma coisa do enredo, passei 30 ou 40 minutos assim:


O longa-metragem nos traz Makoto Yuuki – um órfão que vive sendo empurrado de um parente para outro e muda de escola com igual frequência – chegando ao seu novo dormitório durante a 25ª hora, em razão do atraso dos trens (coisa boba... Alguém cometeu suicídio por lá, mas ninguém liga).

Makoto é o típico kuudere e, embora muitos personagens semelhantes estejam entre meus favoritos (Riza Hawkeye ), quando um kuudere é colocado como personagem principal de algo, é hit-or-miss.

Falta de emoções e excepcionalidade em algo sem fazer esforço (ainda que seja apenas aparentemente) não são as qualidades mais indicadas para um personagem que centraliza uma história. Um exemplo perfeito é Haruka Nanase de Free!, que é menos interessante que quase todos ao seu redor.
Makoto entra no clube para pessoas especiais defensoras da “humanidade” (que se resume à cidade deles, ou melhor, à escola) e usa seu persona, que é a máscara que ele mostra para todos ao seu redor e que ajuda a superar as dificuldades da vida, pela primeira vez.

É possível invocar seu persona atirando na própria cabeça com uma arma especial durante a 25ª hora, porém, é recomendado que não abuse do mesmo, pois o cansaço físico e mental causado pelo uso de poderes durante as batalhas pode destruir sua mente.
Se tivesse lutado mais, só teria acordado na próxima vida.
A primeira aparição de um persona foi ao melhor estilo mahou shoujo: Makoto apenas viu sua colega de classe tremendo tentando atirar na cabeça. Ela falha e ele pega a arma para fazer o que ela iria fazer, já com a palavra “persona” na ponta da língua. Como ele soube que não iria morrer se fizesse aquilo ou como sabia da existência dos personas jamais foi explicado ou sequer questionado.
O filme não tem muita história e pode ser resumido a “alunos especiais lutando contra Sombras durante a 25ª hora”. Qualquer outra informação pode ser considerada spoiler porque, sendo sincera, não há muito a ser dito sobre o enredo.


THAT'S IT. THAT'S THE MOVIE.
O character design não é ruim, mas me incomodei com tantos alunos parecendo ter trinta anos. Pensei que a maioria era professor até ouvir uma das alunas referindo-se a eles utilizando o honorífico “senpai”. Gente?
Esse cara parece mais velho que o Leorio, mesmo sendo mais novo (e o Leorio já parece velho...).
Por outro lado, a animação é ótima. Se você não gostar da história, mas for apaixonado por desenho animado com fluidez e beleza, vai continuar assistindo apenas pelo eye candy que é este filme (embora tenha CG aqui e ali).

A OST (que, pelo que li, é parcialmente reciclada do jogo) não é das piores, mas é mal utilizada. Em certos momentos, tive a impressão que alguém no estúdio gritou “CENA DE LUTA! TROCA O CD!” de tão abruptas que eram as transições de uma melodia para outra.
Até agora, não sei dizer se gostei ou não do filme, pois não senti que assisti algo completo e, como disse anteriormente, considero isso um ponto negativo, afinal, existem muitas sagas por aí que não passam essa impressão.

Nota: 5,5

Enfim, de forma extremamente expositiva, Spring of Birth é apenas uma introdução de Midsummer Knight’s Dream, o segundo filme que, com sorte, assistirei essa semana.

Comentários (20)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Persona <3
Joguei o jogo ano passado por indicação do namorado e não me arrependi. É muito bom! Tanto a jogabilidade, como a história, as músicas e o desfecho são ótimos.
Eu joguei a versão pra psp com emulador no meu tablet. xD O legal dessa versão é que você pode escolher ser a protagonista feminina (que só existe nessa versão) e ela é bem mais animada que o apático do Makoto. q Uma das coisas que eu mais gostei no jogo, tirando as batalhas que são bem legais, é o sistema de "social links": Durante a noite você vai lá matar shadows como você viu no filme, mas durante o dia é um aluno normal, pode fazer parte de um clube, ir no shopping depois da aula ou se divertir com os amigos. Conforme você vai desenvolvendo esses laços com as outras pessoas, você vai ficando mais forte e essa relação pode até crescer pra um namoro (no maior estilo otome game xD ).
O jogo é bem longo, por isso esse filme fica beeem corrido, mas gostei de assistir e, como você falou, a animação é ótima. Pelos acontecimentos do jogo, os próximos dois filmes provavelmente serão bem mais emocionantes. Estou louca pra assistir.
Enfim, adorei o post (acho que me empolguei um pouquinho falando do jogo q) e acho que a nota do próximo filme será melhor o/ (ou não q)
Beijos~

- Armazém de uma Otome
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
Oiiii~
Tô louca pra jogar, mas estava querendo assistir os filmes antes, pra fazer resenha como ~alguém que não sabe de nada~ mesmo, haha.
Meu amigo também é louco por Persona e ele fala super bem do jogo, mas não sabia desse lado otome game. Agora, estou com ainda mais vontade idhfsdoighsifusjdoisf
Imaginei que era enorme mesmo porque o filme realmente está cheio de buracos. x_x MAS já assisti o segundo e gostei bem mais. Só tô respondendo os vários comentários atrasados e esperando uma brechinha pra reassistir de novo, pra então escrever a review.
UISHUAHSIUDA PODE SE EMPOLGAR. EU GOXXXXTO kk
Obrigada pelo comentário! <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
Bem, vamos lá!

Eu não sou muito de assistir animes (o último que eu vi, depois de muita insistência do meu ex-namorado, foi shingeki), mas esse, apesar da história parecer um tanto confusa, parece ter bastante ação, e provavelmente eu gostaria de assisti-lo! Eu também gosto bastante de animes que são visualmente atraentes (eu achei shingeki maravilhoso), então isso também é um bônus!

Eu não acho que necessariamente, se um filme/anime/etc foi baseado em um game, ele tem que contar a história desde o início, para agradar a todos os públicos; acho que quando resolvem fazer um anime sobre um game, já existe meio que um público alvo, e às vezes os produtores devem ter medo de tentar adaptar a história e acabar ficando uma merda, hehehehe

Beijos!
My recent post Meme: 5 Habilidades (quase) desconhecidas
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
Oi, Chii~

Uma pena você não ser muito de assistir animes. É um mundo bem colorido e divertido (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ E você gostou de Shingeki no Kyojin? xD Espero que sim!
Sim, esse filme é muito lindo mesmo, apesar da confusão.

Slá, tipo, normalmente, eles tentam agradar gregos e troianos nessas adaptações e atrair mais jogadores, mas ficou bem confuso pra quem não conhece o geemu. Enfim, pelo menos, os vários cortes não estragaram totalmente a história, haha.

Obrigada por comentar!
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
Oie Saddy! :)

Persona... é um traço de desenho que me atrai muito, acho muuito lindo a animação dele. o/
Ja joguei no jogo e é realmente interessante, apesar de não saber muito da história!
Fiquei imaginando a sua reação olhando para gif do harry potter, kkk dei risada! xD
Povo já comentou que não faz muito sentido a história

Kiss
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
Oi, Mie!

Muito lindo esse traço, né? Quero fazer igual quando eu crescer. n Tô louca pra jogar. Já assisti o segundo filme e achei melhor que o primeiro e o jogo parece ser melhor que os dois.
IUSDHASIUAHSDUA Eu tava exatamente com a cara do Harry assistindo o filme djshfsjkdhdjs
É, não fez muito sentido, pelo menos, nos primeiros momentos!
Obrigada pelo comentário, Miezinha!
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
Que confusão @_@ , embora tenha ficado abismada com os gifs (em especial o do tiro). rsrs

Persona não é aquele jogo que você tem diversos fechamentos, dependendo de qual personagem usar? Meu irmão já jogou e um amigo vivia falando dele, mas nunca tive interesse próprio em jogá-lo.

Esse tipo de filme é para quem já é fã da série... Ou seja, alguém NÃO quer lucrar com ele.

Até mais
My recent post JBC Henshin! + 2015: Eu fui
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
ISUHDAISHDIS A cara do Makotona hora do tiro é meio... De perturbado, mas ok.

Nem sei se Persona é assim, mas quero muito jogar. Estarei fazendo isso em breve hahaha Mas acho que deve ser por aí.

Sim, devem ter tido um público bem específico dessa vez, porque não é possível...

Obrigada pelo comentário! <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
Não conhecia esse Persona. Na verdade nunca tinha ouvido falar :S
Se tem uma coisa que me faz gostar em animes/mangá (jogos nem tanto) é o traço dos desenhos, se me agrada eu já me inspiro a querer ver. Pena que eu não tenha muito tempo de ócio para conhecer mais sobre :/
Beijos | www.prettythings.com.br
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
ISDHIUDHDAUIAHDSIUD Eu também não tinha ouvido falar antes do filme, então pelo menos uma pessoa nova pra franquia eles atraíram kk
O traço é muito lindo <3 A paleta de cores também é 10/10. Uma pena que talvez você não consiga ver ;;
Obrigada por comentar <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
~Eu vejo esse monte de comentários enormes e fico até com vergonha de não saber um discurso político pra falar à respeito. Enfim. :v ~
~Não sei se a Saddy se referiu a mim ou ao blog, ou misturado /run ~

Enfim, enfim! Não sei porque, mas achei o Makoto uma gracinha. :v O resto dos personagens realmente não me chamaram atenção, muito menos me envolveram. Espero que no próximo filme isso mude (O que acho difícil.)
Obs.: Eu não prestei atenção em qual fansub traduziu, mas a legenda que está upada no anitube é bem sem-noção.

Enfim, sei que sou meio que turista aqui (E to começando a ficar meio turista até no meu, de tanta ausência x.x ) Mas muito obrigada pela atividade lá!

Obs&sup2;.: Adorei o formulário de comentário daqui ♥

Beijinhos, abraços~ ♥
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
Oiiii~
Eu amo seus comentários :( Não se importe com o tamanho!!! Eles são amados!!!

Makoto é uma gracinha mesmo, haha, mas tão mortoZzZzZz Super sem carisma eles. No outro filme, a maioria dos personagens antigos continuam mortos, mas tem personagens novos legais kk
Eu não assisti no AniTube... Baixei de algum fansub dedicado à Persona, mas existe a possibilidade de ser o mesmo. orz

IZAYOKI, COLOQUE O LINK DO SEU BLOG QUANDO COMENTAR PRA EU VISITAR COM MAIS FREQUÊNCIA :( uisdhusiuhudsa

Melhor formulário, né? kk

Obrigada por comentar <3 <3 <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
SADDDYYYYYYYYY O/
Finalmente dei as caras por aqui o/ (finalmente uma folguinha *^*).
Enfim, num outro blog a autora havia comentado que esse filme seria mais para quem acompanhou os games e coisa parecida, pois para os de fora não seria algo tão chamativo.
MAAAASSSSSSS como a gráfica é bacana e o carinha é bonitinho esse filme acaba de entrar para a listinha <3 , porém como Kamisama Hajimemashita acaba semana que vem, Akatsuki no Yona terminou nessa semana e Hakuouki movie 2 está em processo de revisão, ou seja, logo lançam, vou dar prioridade aos meus queridinhos shoujos <3 (provavelmente esse filme ficará para uma tarde tediosa! Mas ainda assim tá valendo! u.u).
Sobre não entender nada do enredo, eu até nem ligo tanto, sou dessas que curte de vez em quando ter a cabeça quebrada por um enredo meio bizarro ou meio avoado <3
Esse filme tá me parecendo uma adaptação ao estilo de Heart no Kuni no Alice. Esse filme da Alice foi baseado em um otome game, porém o filme foi uma correria desgraçada! Até mesmo para quem leu o mangá (que também foi baseado no game) ficou difícil acompanhar a doidera daquele filme '-'
"Como ele soube que não iria morrer se fizesse aquilo" só digo uma coisa....PROTAGONISMO! Quem nasce com essa luz divina pertence a outro nível! u.u
"mas me incomodei com tantos alunos parecendo ter trinta anos" me lembrei de Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu!
Enfim, vou ficando por aqui!
Kiss
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
HINAAAAAAAAAAA
Sim, a arte é belíssima <3 iudhfoihdsuid o importante é que vai assistir em algum momento!!
Manaaaaa, gostei tanto das cores e tudo mais que fui assistir o segundo filme mesmo o primeiro sendo farofado no último kkk
É uma pena quando as coisas são corridas assim, porque parece que isso só acontece com histórias ótimas OTL
O PODER DO PROTAGONISMO como já dizia meu amigo Gin (Gintama) kkkk
Ai, sim... Eu jurava que era tudo sensei, mas eram aluninhos, pelo amor! Nossa, BokuKimi era ainda pior porque a galera tinha 12 anos em boa parte do mangá e parecia ter 30 kkk
Obrigada pelo comentário, Hina-chan <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
Saddyyy o/

Gostei bastante do review e confesso que fiquei mais interessada em conhecer o jogo do que assistir o filme kk Mas talvez eu o veja :)
Achei bizarra a parte em que pra invocar o persona a pessoa tem que dar um tiro na própria cabeça, mas não pode abusar porque o cansaço físico e metal pode destruir a mente do mesmo, só que o tiro não O-O kkkk aiai viu
Fora isso achei bem legal, até o trailer me convenceu a ver o filme, rs.

Beijos ^^/
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
Oi, Nat!

SUISAHIUDUSHDASUI O jogo parece ser muito bom, mas ainda me falta conhecê-lo de verdade.
kkkkkkkk sim, eu nem sei o que sai daquela arma, só sei que não mata... mas tu pode chegar perto de morrer se usar seu persona. lmfao
O trailer é bem legal tbm. Assisti depois que vi o filme KKKKKKKKKK
Obrigada por comentar <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha
Estou a dias pra comentar neste post u.u Finalmente sentei o rabo na frente do notebook pra ver se dessa vez vai, o tablet fica toda hora reiniciando a página e apagando o que escrevi u3u implicância com o teu blog que ele tem -qq Tablet baaaaka :(

Eeeeenfim...
Persona!!! Makoto-kun, makoto-kun >oo< ! Não acredito que to te vendo tanto pela blogosfera~ que emoçaum -qq
Ataques de fangirl à parte, gostei muito do teu post.
Eu sou uma grande fã do jogo. Apesar de nunca ter conseguido zerar por problemas da vida, já o joguei tantas vezes e assisti tantos gameplays que o enredo e as cenas já se enraizaram na minha cabeça XD, então pra mim foi bem simples entender o filme. Só fiquei triste que, primeiro: foi muito corrido e segundo: foi todo partido com datas de lançamento um tanto distantes, o que me mata de ansiedade =/
Quanto as osts, eu nem me liguei muito nisso pois já estou acostumada com o jogo, que é mais ou menos assim. E sim, também acho exagerado ele quase morrer só porque deu um tiro na cabeça u3u............. Essa frase só faz sentido no contexto do anime z.z kkkkkkk'
Mas acho que foi a energia né. Ele não era acostumado a sair se atirando e, apesar de ter solado diwamente a batalha instintivamente, ele ainda era um noobie nesses lance de persona -qq
E quando joguei pela primeira vez, como entendia praticamente 0 de inglês "falado"e uns 5 ou 6 de inglês escrito, também achei que grande parte do elenco fosse adulto e tal. Quando na real se tiver 3 adultos envolvidos diretamente no enredo é demais.
Mas persona ainda é uma paixão pra mim.
E sempre achei ele muito desconhecido por eu sempre falar dele para os outros e ninguém nunca conhecer. Achei que foi uma ótima ideia fazer estes filmes para atrair mais fãs já que, uma vez que a pessoa que ver gostar e quiser saber mais, tem uma saga de jogos a disposição ;3
My recent post Achados e Perdidos #1: Lindsey Stirling
1 resposta · ativo 519 semanas atrás
Poxa, tablet da Nayou, o que eu fiz pra você :( Eu sou tão legal :( :(

O pace do filme é realmente algo triste e as datas de lançamento não ajudam. Ainda bem que demorei eras pra ver o primeiro filme e, um pouco depois, saiu legenda do segundo kk Uma pena que vou ter que esperar sair o blu-ray no Japão pra poder assistir o terceiro :(
Sim, na primeira vez, o stress deve ter sido bem maior pro corpo e mente, já que ele não estava acostumado. Não havia pensado nisso!
USIADHUISAHDSD Espero não me viciar em Persona como aconteceu com Danganronpa hahaha Apesar do nome não me ser estranho, não lembro de ouvir falarem do jogo em si... IDK. Acho que é coisa de gamer gamer mesmo hahaha mas enfim, quanto mais conheço de Persona, mais interessada fico OTL
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Dia Nacional do Livro Infantil: A Raposa e a Cegonha

Postar um novo comentário

Comments by

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos