Perdoem-me pela falta de novos posts, mas tive que resolver problemas em relação a minha faculdade e servir de babá/assistente de mãe-de-primeira-viagem nos últimos dias e foi bem chato e cansativo, então quero esquecer, haha.
Antes de iniciar a review, gostaria de avisá-los que criei uma página listando todos os otome games grátis para celular que jogo ou joguei juntamente aos meus invitation codes, porque sou dessas. Para acessá-la, basta clicar aqui. Obrigada pela atenção. Voltando à programação normal.
Hoje, falarei de Strobe Edge, um mangá shoujo que li e o primeiro que gostei em muito tempo, apesar de eu não ser exatamente uma referência. Eis a sinopse:
Totalmente sem experiência no amor, a vibrante Ninako é curiosa em relação ao significado da palavra “amor” e o que é ter esse sentimento dentro de si. Uma vasta gama de sensações e descobertas lhe atingem quando ela se aproxima de Ren, o galã da escola, que está há muito tempo namorando alguém. Ninako se confessa, mesmo sabendo que teria seus sentimentos rejeitados e se prepara para continuar com seu amor unilateral. No entanto, seria mesmo este um amor não correspondido ou há algo escondido dentro de Ren? Talvez Ninako tenha plantado uma semente em um lugar onde Ren não é capaz de arrancar.
Nome: Strobe Edge
Nome original: ストロボ・エッジ
Autora: Io Sakisaka
Volumes: 10
Capítulos: 42
Data de publicação: julho de 2007 ~ 13 de agosto de 2010.
Curiosidades: da mesma autora de Ao Haru Ride.
Decidi ler esse mangá quando li o post da Narumi recomendando. Normalmente, não assisto ou leio recomendações tão rápido, mas as coloco em uma lista para apreciá-las em momentos oportunos. Não sei bem o que me deu naquele dia, mas eu simplesmente cliquei no link que levava à tradução do mangá em português.
O traço da autora é bem mais agradável que o de Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu e não consegui achar os olhos da Ninako tão grandes porque os da Mayu ainda me assombram. No começo, os backgrounds não são muito trabalhados e até os personagens parecem carecer de polimento em alguns quadros, mas depois a coisa melhora um pouco (ou eu me acostumei).
Infelizmente, havia vários capítulos e páginas com ordem invertida na tradução a qual estava lendo e alguns momentos não foram tão impactantes ou esclarecidos na hora certa como seriam se eu houvesse os lido na sequência correta. Como isso aconteceu várias vezes, desisti dela e recorri às traduções em inglês.
Devo confessar que, nos primeiros capítulos, pensei em abandonar a leitura por causa da personagem principal que, sendo brutalmente honesta, é extremamente... Bem, me falta palavras para descrevê-la, já que é difícil encontrar garotas tão burras – porque “ingenuidade” não define o que vi – quanto ela. Ninako é simples e dolorosamente: PALERMA.
A autora tenta nos apresentar uma menina inocente, que nunca conheceu o amor nos mostrando uma garota idiota o suficiente para comprar maçãs azedas só porque o vendedor disse que estavam doces... Gente, era o vendedor. O que ela esperava que ele dissesse?
Ainda seguindo essa linha de raciocínio – porque as experiências anteriores adotando cegamente as opiniões alheias deram super certo! –, ela acredita estar apaixonada por Daiki Korenaga, seu melhor amigo, porque suas amigas disseram que ela estava. Isso mesmo. É claro que ele é apaixonado por ela há milênios, mas não tem coragem de se declarar.
 |
fanart da protagonista |
Depois de um tempo, ela percebe que ama Daiki apenas como um amigo e se apaixona por um dos rapazes mais populares da escola, Ren Ichinose, um típico kuudere, só para descobrir que ele namora uma garota há anos. E não é qualquer garota, mas a irmã mais velha de Daiki, Mayuka Korenaga, uma linda modelo em ascensão.
É claro que o clichê não estaria completo se não surgisse um grande amigo de Ren para se apaixonar por Ninako! É aí que entra Takumi Andou que, não satisfeito em perder seu primeiro amor para Ren (ainda que os sentimentos dela tenham sido rejeitados, pois ele já namorava Mayuka), parece querer perder o segundo também. Nem preciso dizer que os sentimentos de Ninako, em nenhum momento, vacilaram. Alguns colecionam selos, outros colecionam corações partidos e a sensação de derrota, como Andou.
Não é necessário se preocupar com um pseudo-harém reverso porque, logo nos primeiros capítulos, Daiki recebe uma confissão e, aos poucos, se apaixona pela garota, que é uma das melhores amigas de Ninako.
 |
Ritsuko e Gacchan |
Por falar nisso, os amigos dos protagonistas são um dos pontos altos da obra. Todos têm personalidade e aparência distinguíveis e são muito mais que um alívio cômico para o drama de Ninako e Ren. Alguns têm dramas maiores do que aparentam e a autora nos presenteia com extras* que permitem ao leitor conhecê-los melhor.
Meu capítulo favorito é, inclusive, um dos extras que conta a história de Gacchan, amigo de Ren que vive tentando fazê-lo ficar com Ninako, e Ritsuko, sua senpai linda, popular e que não dava a mínima para ele porque o rapaz não fazia seu tipo. O li umas sete vezes e em duas traduções diferentes (me senti enganada com os diálogos totalmente diferentes).
A história em si não é nada que você já não tenha visto em materiais voltados para o público shoujo, mas a forma como as coisas acontecem são envolventes e é fácil se apegar a mais de um personagem. Não existe vilão ou vilã, apenas adolescentes que se apaixonam, tramitam entre caminhos certos e errados, mas sempre buscando a felicidade, seja ao lado da pessoa que amam ou valorizando as demais áreas da vida.
É interessante vê-los cometendo erros que lhes tiraram algo precioso e se esforçando para fazer diferente ou, ao menos, tentar entender o que fizeram de errado. Sayuri, que começa a namorar Daiki um pouco depois de se confessar para o mesmo, e Yuu, ex-namorado da mesma e amigo de Ren, são os melhores exemplos disso.
Também gostei de o casal não estar apaixonado desde o primeiro momento, mas ver as coisas nascendo, crescendo e, muitas vezes, sendo reprimidas ao ponto de causar dor a todos os envolvidos.
Apesar de vários casais adolescentes namorarem tanto tempo seja algo meio irreal para mim, a personalidade dos personagens e muitas situações são bem críveis, como Andou não contando certas coisas para Ren mesmo sendo amigo do mesmo, porque tais informações o fariam ficar com Ninako. Em muitas outras obras, ele contaria, porque seu coração é tão nobre que faz seu rosto brilhar ou tal atitude seria retratada como sendo totalmente maligna.
O final é o esperado de um romance, sem grandes reviravoltas, mas, depois das várias situações passadas pelos três protagonistas, o leitor dá um suspiro de alívio e outro de lamento pelo que ficou sozinho.
Mesmo com os vários clichês reunidos, a leitura é agradável pela leveza com que as coisas fluem e o desenvolvimento visível de todos os personagens relevantes. Até a pamonha da Ninako floresce e se torna uma garota normal! Após adquirir inteligência superior a de um trasgo, ela só me irritou uma vez e isso é bem raro com heroínas de shoujo.
Na boa, quem abraça desse jeito? Sou um pouco mais alta que a Ninako, então tenho experiência em abraçar gente maior que eu e, uma dica: YOU'RE DOING IT WROOOOOOONG
É claro que as coincidências irritam em certos momentos porque, mesmo sendo uma cidade pequena, acho desnecessário o tanto de gente com algum envolvimento no passado do outro, mas, se ignorar isso, é possível aproveitar o mangá como uma leitura leve e sem compromisso.
Antes de me despedir, gostaria de dividir o trailer do live action que será lançado em março desse ano, graças ao sucesso de Ao Haru Ride, que também atraiu atenção para o trabalho anterior da autora. Confiram:
Como em toda adaptação de mangá para filme, várias situações foram cortadas e aparentemente alguns personagens perderam a relevância para os três protagonistas ganharem o desenvolvimento merecido em poucas horas, mas não parece estar ruim. De uma forma ou de outra, só podemos esperar.
Até o próximo post!
*Em minha opinião, quatro dos seis extras são necessários para conhecer melhor alguns personagens. Os dois que não o são se tratam de um que desnecessariamente mostra os estudantes conferindo a lista de aprovados para a escola na qual estudam o mangá inteiro (meh) e outro que é uma história totalmente à parte (♥).
Beatriz · 533 semanas atrás
Demorei mas voltei >__< é que esse negocio de vestibular da dor de cabeça, entrei no sisu de madrugada só para chorar ç__ç ai acabei ficando sem blogar por um tempinho
Em animes shoujo é comum as personagens terem o olho enorme xD o tipo de traço que eu mais gosto são os de shounen, mas nos shoujos os homens são deuses
Nunca li Strobe Edge mas parece ser ótimo *-* Quando o casal se apaixona no primeiro momento eu meio que não acredito no romance sabe .-. E outra coisa é que já sou apaixonada por um Ren de outro anime ç__ç o de Nana, ele é diferente da maioria dos homens que eu vejo nos animes sabe >__<
Achei esses pikachus com pirulitos super fofos ♥
Até^___^ Post novo;
★ Blog :S hyandBrave
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Que bom que voltou! Por falar nisso, parabéns mais uma vez por ter passado no vestibular!
Eu nem sei qual traço prefiro, mas amo o traço da Kaori Yuki (Angel Sanctuary, Conde Cain) <3
Haha, eu também fico me perguntando que pessoa ainda vai na onda do amor à primeira vista nos dias de hoje! Ah, sim! O Ren de Nana... Até hoje me arrependo de não ter comprado o mangá T_T
Poxa, os pikachus foram embora :C
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Hinata-chan · 533 semanas atrás
OMG OUTRA RESENHA DE SHOUJO O/
Sobre a Ninako, vai por mim dentre as protagonistas shoujo ela é uma das melhores (cê não viu nada ainda '-').
Mas, particularmente eu gostei bastante dela, okss que ela é meio lerda e talls, mas como posso dizer.....Já me acostumei com isso, então é algo que nem reparo mais. Aliás, essas das maçãs eu já nem me lembrava (terei que reler o mangá, pois já me esqueci de certas coisas).
Enfim, sabe como é shoujo, o amor dos protagonistas nunca é abalado, pode ter se passado 20 anos, mas ainda assim continuam apaixonados, mesmo que ainda não tenham namorado e talls.
O que mais gostei nesse mangá é que dessa vez mesmo que o rapaz seja popular ele não banca uma de gostosão e nem vem aquela amiguinha de infância ou os "fãs clubes" tretar com a protagonista, pelo contrário, a namorada dele era super gente boa, muito querida, o que é realmente um milagre em um mangá shoujo!
Já sobre o amigo do Ren, ele não fica totalmente sozinho, no final fica subentendido que ele e aquela garota (que causou aquela treta entre ele e o Ren) vão se dar uns pegas XD
Sobre os personagens secundários eu curti todos eles, principalmente aqueles que davam uma forcinha para o Ren e a Ninako ficarem juntos >////////<
Mas acredito que a coisa que mais me agradou nesse mangá foi ver o quão querida era a namorada do Ren! Você não tem noção da felicidade que percorreu esse meu corpinho quando eu vi que a namorada dele era uma pessoa normal gente boa que não iria criar tretas!
Enfim, um ótimo mangá shoujo >///////< (um dos meus favoritos o/).
Kiss
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
SIM, OUTRA RESENHA DE SHOUJO!!! Estou me desconhecendo (???)
Eu amei a Ninako-chan! Só no começo que ela tava meio monga e eu quis dar uns tapas nela... O caso das maças foi bem "não-notável" mesmo. Daqui a um tempo talvez eu esqueça (ou não, já que escrevi sobre isso e costumo lembrar o que escrevo lol). ENFIM.
Na verdaaaaaade, o anti-fanclub dele vai tretar com ela, lembra? As rejeitadas que se uniam só pra falar mal dele kkk ai, que fim de carreira, né?
Sim, a namorada dele era muito amor! Gostei bastante dela... Bem realística, assim como muitos dos personagens desse shoujo (tipo a Sayuri e o Daiki).
Eu realmente gostaria de ler um spin-off sobre o Andou e a Mao :C Gostaria de ver como ela iria conquistar o coração dele de novo e como ele faria pra esquecer toda a mágoa que ele guarda (chifre é complicaaaado).
Também amei os outros personagens... Gacchan pra sempre no meu coração!!11 E eu imagino ele com o dublador do Nagisa de Free! kkk
Sim, um ótimo mangá mesmo. Um dos meus favoritos também <3
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Aoki Nathy · 533 semanas atrás
Esses shoujos me atormentam (TεT)
Achei a história interessante mas detesto personagens lerdos >< Vou dar uma chance a Strobe Edge, pode ser que eu goste.
Kisses!
My recent post Tag dos 8
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Atormentam? Hahaha, a mim também, mas quase não os leio, então tô de boas. kdsjhfkjds
Personagens lerdos... Dá vontade de entrar na história só pra dar uns tapas kkk mas enfim. Superemos.
Espero que goste do mangá se for ler :D
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Narumi · 533 semanas atrás
Kyaaaaaah!!!!! >////////< Estou tão feliz que você leu o mangá! Finalmente, minha recomendação tocou no coração de alguém ;U; ~feliz aqui o/
kkkkkkkk Pamonha! kkkkkkkk Morri X'D Mas isso é verdade. Essa Ninako dá nos nervos. É tipo: ANDA LOGO MENINA! Cara, se desse, eu entrava no mangá para dar uns bons e gostosos tapinhas naquela carinha da menina que mede 1,50 e poucos Ò_Ó "Óia que sou maior, em Ninako? C cuida ù.ú "
Cara, a parte do Gacchan com a Ritsuko acho que foi um momento mais do que perfeito *u* E quando, mesmo ela falando que era senpai e tals ele não decidiu. Daí na frente da loja ela beija ele. Onnnnnnnwwwwwww ki fofu, minha gente *u*
OH MY MOM AND MY DAD! NÃO ACREDITO QUE VAI SAIR EM MARÇO A LIVE ACTION DESSA FOFURA ESTRELANDO: PAMONHA! Isso não poderia ficar melhor ;u; Em março a Live Action de Strobe Edge e em abril a OVA de Ookami Shoujo to Kuro Ouji ;u; ~mais do que feliz aqui o/
Eu A D O R E I o post! E fico feliz pelas minhas tretas terem te cativado >.<
Kissus~
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim, obrigada por indicar esse mangá. Gostei muito mesmo <3
Tadinha da Ninako... Mas no começo ela tava irritante. Depois ela fica normal, haha.
Gacchan e Ritsuko <3 <3 <3 amei tanto aquele capítulo kk socorr
Achei essa notícia do live action aleatoriamente enquanto procurava imagens lol mas estou ansiosa.
Ain, Ookami Shoujo... assisti até o epi oito (sendo que perdi o primeiro e metade do segundo) e não gostei. Me dá tanta raiva do personagens principal que, mesmo quando ele começa a "ser fofo" não me convence... Meu coração não quer a presença dele. Ren-kun pra sempre s2 kkk
Obrigada! Que bom que gostou e volte sempre <3 hahaha
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Natália Maria · 533 semanas atrás
A história parece ser interessante. Talvez eu até me aventure por ele (ainda não li mangá no Kobo, só hq americana, e seria uma bela experiência) rsrsrsrs.
Fiquei rindo do fanart da protagonista aqui. hauhaahahuahuuha
Até mais
My recent post Não entre em pânico: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Sim, esse mangá foi lançado antes de Aoharaido... Inclusive, nunca li o último, daí sempre confundo os personagens de AHR com os de Strobe Edge lol
Kobo T___________T MEU SONHO! PARA DE ME FAZER INVEJA!
Melhor fanart!!!
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Julia · 533 semanas atrás
My recent post #Harajuku - Decora
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Espero que leia!
Obrigada pela visita!
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Corpsemaou · 533 semanas atrás
[Naka Pyon!] - Visite!
My recent post
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
ISUDHSIUAHSIUDASH Ela só é burrinha no começo... Depois melhora bastante e se torna bem mais querida <3
Os olhos em Kirari são maiores do que os da Mayu-chan de BokuKimi??? Misericórdia...
Enfim, espero que leia!
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Jeh-chan · 533 semanas atrás
Já vou colocar na minha listinha, aqui.
Bjinhos
Jeh-chan
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Eu leio mais ação/aventura, mistério e terror, haha... Mas tô dando um tempo e lendo uns shoujos que me recomendaram e até que minhas amigas tiveram bom gosto *u* kdjhfsdkjjhs
Coloque mesmo. Espero que goste!
Abraços~
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
ren · 533 semanas atrás
eu sei que vc nem me conhece, mas posso comentar mesmo assim? xD
eu já li strobe edge já faz algum tempo, os detalhes da histórias já estão meio embaçados para mim XD. Mas eu me lembro muito bem que consiguia ficar muito irritada com a personagem principal, porque ela era uma palerma mesmo~~ Mas eu acabei lendo ele todo numa rapidez incrivel, então eu acho que eu gostei bastante xD
e, uou~ eu não sabia que ia ter um live action *O*. Na minha cabeça faz mais sentido adaptarem ao haru ride (pelo sucesso)... mas é bem capaz de já terem adaptado e eu que estou desinformada xD
Então, é só~ Até mais :3
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Prazer. Sou a Sadako! Pode comentar sim xD
Deve ter lido rápido porque a Ninako-chan melhora bastante no decorrer da história, embora nos primeiros capítulos ela seja como uma porta sjhsfdksaui
Não sei nada sobre uma live action de Aoharaido... Mas, se já não está em andamento, não deve demorar :o
Obrigada pelo comentário <3
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
Mie · 533 semanas atrás
Tudo bem?
na verdade, aqui no brasil foi primeira vez que fui ao karaoke fechado em salas. Geralmente é aberta e fica aguardando a fila para outras pessoas cantarem.
É muito legal cantar em karaoke box, porém só vai ter gnete que conhece e não terá muita vergonha de cantar na frente deles. xD
Kiss
My recent post Karaokê ♫
Sadakinho 76p · 531 semanas atrás
Quero muito ir num karaoke box, embora não cante bem dshfjkfkjdsdsk
My recent post Review: A Caçada dos Elfos – Tomo I
picunininha 31p · 524 semanas atrás
Acho que é meio normal em shoujos ter essas menininhas, né? Já vi muitos em que a personagem principal e bobinha, chora pelos cantos e etc. Mas no geral eu acabo gostando dessas histórias também. O desfecho é sempre bem fofo mas durante toda a história é uma coisa que me irrita bastante. GRRR
Você falou que os personagens dessa histórias eram bem parecidos com os de aoharaido e meu deus! Parecem mesmo, mas uma versão criança, sei lá. hahahaha Gostei disso *u*
Bom, parece ser uma história bem legal e como eu gosto bastante de histórias fofinhas e coisas do tipo vou dar uma chance. Torcendo para a Panini investir nesse mangá também, já que aoharaido está fazendo um mega sucesso, pelo menos na internet. hehe
Beijos!
My recent post Mangá: Aoharaido - Io Sakisaka