Saddy Indica: Halloween Otome


Olá, pessoas!

Gostaria de dizer que eu... Fui um pouco burra e publiquei o “Pseudo-retrospectiva de 2014” no dia 25, mesmo sendo óbvio que ainda iria fazer outro post antes de 2015. Anyway, como não estou disposta a escrever uma publicação com “Metas para 2015”, aquela é a última relacionada ao Ano Novo. Let’s deal with it.

Bem, hoje, quero apresentar para vocês um otome game grátis para PC que gostei bastante: Halloween Otome. Eis a sinopse:

Emma Cee (nome modificável) ganha uma competição em uma rádio que concede ao vencedor um ingresso para um evento de Halloween com duração de duas semanas. O evento é organizado por um famoso ator que todos chamam de Erik Valdemar e a maioria dos convidados são celebridades. Os convidados são divididos em grupo e obrigados a manter suas identidades em segredo para participar da competição e ter a chance de ganhar quatro prêmios incríveis.


Halloween Otome começa com aquele clichê da garota comum que tem a chance de ficar ao lado de caras lindos, ricos e famosos. Ela resiste à ideia no início, mas decide participar após ouvir os argumentos de sua melhor amiga, Mira.

Chegando lá, o anfitrião explica que, para ganhar o evento deste ano, os convidados serão separados em grupos e terão que realizar diversas tarefas com o intuito de ganhar o máximo de pontos possível e, assim, levarem os prêmios para casa.

Emma, que está fantasiada de arqueira e é chamada de Miss Archer durante quase todo o jogo, é colocada em um grupo com outros três rapazes: Mr Wolf, um cantor que, pela timidez, brilho dos olhos (mesmo sendo amarelos) e cor dos pelos da fantasia, poderia ser irmão da Hinata; Mr Bandages, um modelo e ultimate tsundere que está tentando ficar em primeiro lugar nos eventos de Valdermar há anos; e The Count, um ator cheio de charme que ama flertar com qualquer garota e provocar – da forma ruim – o Mr  Bandages.

Diferente dos otome games para celular que comentei na última vez, em Halloween Otome, o jogador não escolhe uma rota logo no início, mas vai trilhando em direção ao final desejado – ou não – através das respostas que dá durante o jogo, que também conta com alguns minigames que influenciam no final alcançado. Existe a opção de não jogá-los que deve ser selecionada logo no início do jogo; isto fará com que se obtenha pontuações aleatórias.


O primeiro minigame foi tão complicado para minha mente que reiniciei o jogo e escolhi pontuações automáticas. Para minha tristeza, acabei perdendo a competição em razão dos pontos medianos que recebia. Depois de apelar para a resposta do desafio no tumblr oficial, vi que os demais eram bem fáceis e aconselho que os façam nas primeiras tentativas para alcançarem finais duplamente felizes. (〜 ̄▽ ̄)〜

O design dos personagens é bonito, apesar de simples, e Emma sempre aparece ao lado da caixa de texto demonstrando suas emoções, nos fazendo compreendê-la sem precisar ser usada uma ferramenta tão expositiva quando a escrita de alguns otome games para celular.

Falando em Emma, devo dizer que esta é a heroína mais divertida com qual já joguei, pois sempre tive a impressão de ver a mesma personagem, não importando de qual jogo se tratava. Já Emma é gentil, mas não tem medo de dar uma resposta à altura, caso ouça algo que lhe desagrada, além de ser um pouco sarcástica, saber lutar e amar comer.

"Mais uma palavra e eu vou arrancar suas bolas e enfiá-las na sua garganta!"
O jogo tem nove finais e ainda me falta alcançar quatro deles. Até o momento, todas as rotas com love interests são ótimas e não me fizeram arrancar os cabelos pensando “UMA GAROTA NORMAL JAMAIS FARIA ISSO” ou “NUNCA QUE ALGUÉM CONTINUARIA COM ELE”, etc. Pelo contrário, os diálogos são bem críveis e interessantes. Inclusive, uma das rotas quase me fez chorar (era de madrugada, hora em que fico mais propensa a derramar lágrimas, but still).


Existe também uma galeria que salva os 37 CGs que podem ser obtidos durante o jogo e outra galeria destinada a fanarts. Alguns dos CGs são chibis como os da foto acima, então gostaria de deixar um aviso: cuidado para não morrer sufocado por excesso de fofura. (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧

Fundos musicais estão presentes durante todo o jogo, podendo – obviamente – ser desativados, mas gostei de todos e nunca usei essa opção. Além disso, as músicas mudam em algumas ocasiões, ajudando a estabelecer o clima.


Um dos pontos negativos são os backgrounds inconsistentes. Em alguns momentos, temos lindas imagens dignas de um anime em blu-ray, enquanto, em outros, temos computação gráfica embaçada e fotografias borradas. Entretanto, podemos dar um desconto por ser um jogo grátis e, por isso, foram utilizados recursos gratuitos que nem sempre eram da melhor qualidade. Além disso, esse defeito é facilmente ignorado quando percebemos o cuidado que os criadores tiveram ao customizar a caixa de texto, o menu e várias outras coisas.

Outra coisa ruim é a vontade de saber mais sobre o casal pós-jogo. Cadê mangá josei baseado nisso? CADÊ? ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ)

"Estou oferecendo a você bem mais do que ofereço para a maioria - um relacionamento monogâmico de tempo indeterminado por minha conta." (eu pedindo alguém em namoro)

Para finalizar, devo dizer que gostei bastante de todos os personagens, inclusive aqueles dos quais só aparecem as falas. As 85mil palavras são muito bem utilizadas, não cansando mesmo quando já estava jogando pela quinta vez e a canção do Mr Wolf é muito boa. Como cereja do bolo, temos o fato de ser grátis! CORRE, GENTE!!!

Se alguém estiver interessado, pode baixar o arquivo aqui (cuidado para não baixar o demo) e jogar no Windows, Linux ou Mac. Neste mesmo tumblr, é possível encontrar os walkthroughs para todas as rotas e CGs, fanarts, cenas extras, entre outros.



Como já disse antes, não sou especialista em otome games, então meu ponto de vista é de alguém que conhece bem pouco, haha. De qualquer forma, espero que gostem.

Até o próximo post!
PS: Criei uma página listando todos os otome games para celular que jogo e seus respectivos códigos. Clique aqui para checar.
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos